O navio-plataforma Maria Quitéria chega nos próximos dias ao Brasil e vai direto para o campo de Jubarte, área de produção de petróleo no Litoral Sul do Espírito Santo, na porção capixaba do pré-sal da Bacia de Campos. A unidade, que será a primeira plataforma 100% elétrica da Petrobras, saiu da China em maio. O início das operações, que antes estava previsto para 2025, teve cronograma adiantado, e o início da produção deve ocorrer ainda em 2024, no último trimestre.
O navio-plataforma Maria Quitéria é do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência, da sigla em inglês) e possui tecnologias para descarbonização, como o ciclo combinado na geração de energia, que vai resultar em menor emissão de gases do efeito estufa.
Segundo o governador Renato Casagrande, a notícia da chegada do navio-plataforma foi dada pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
"A unidade tem capacidade de produzir 100 mil barris de óleo por dia e processar 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Esse reforço vai impulsionar a produção no nosso estado, potencializando cada vez mais o nosso desenvolvimento", afirmou Casagrande.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta