O INSS publicou portaria que define novas regras para remarcação de perícia médica. A norma, que entrou em vigor na sexta-feira (10), orienta os segurados sobre o que fazer em caso de impossibilidade de comparecimento e fixa prazos para reagendamentos.
A perícia médica do INSS é usada para liberação de diversos benefícios, como Auxílio Acidente, Auxílio Doença, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Aposentadoria por Invalidez.
A portaria estabelece que o segurado que não puder ir à perícia médica na data agendada deve remarcar o atendimento de maneira remota, seja pela plataforma Meu INSS ou pelo telefone 135.
O segurado que está à espera de um auxílio-doença ou de uma aposentadoria por invalidez deve fazer o reagendamento de sua perícia até um dia antes da data marcada, para evitar problemas com seu pedido.
A pessoa pode acessar o Meu INSS pelo site ou através do aplicativo, disponível no Google Play (Android) e na App Store (iOS), de forma gratuita. Sendo que no Android o aplicativo requer sistema Android 5.1 ou superior. No iOS há compatibilidade com iPhone, iPad e iPod touch, com sistemas operacionais iOS 10.0 ou posterior.
Na parte de baixo da tela, onde consta "Serviços sem senha", clique no primeiro quadro, em "Agendamentos/Solicitações"
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Confira a data da perícia e o local agendado.
A portaria diz que quando o requerente não puder comparecer na data agendada para a realização da perícia médica deverá remarcar o atendimento pelo Meu INSS, na internet, ou pela Central 135, por telefone. O reagendamento deve ser feito até um dia antes da data marcada, para evitar problemas.
A pessoa pode acessar o Meu INSS pelo site ou através do aplicativo, disponível no Google Play (Android) e na App Store (iOS), de forma gratuita. Sendo que no Android o aplicativo requer sistema Android 5.1 ou superior. No iOS há compatibilidade com iPhone, iPad e iPod touch, com sistemas operacionais iOS 10.0 ou posterior.
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Selecione a opção "Remarcar perícia", agende a nova data e confirme o local
A portaria pode ser lida na íntegra no link
A central telefônica do INSS pode ser acessada pelo número 135, das 07h às 22h (horário de Brasília), de segunda a sexta. As ligações feitas por um aparelho fixo são gratuitas, enquanto as feitas por celular é cobrado o valor de uma ligação local.
O menu de serviços é eletrônico, mas o atendimento é feito por um profissional habilitado para ajudar. O tempo estimado de espera é de até 20 minutos, mas pode variar dependendo da demanda. Se a ligação cair, a recomendação é insistir.
É preciso aguardar o encerramento do atendimento para obter o número do protocolo que serve também para acompanhamento da solicitação. Todas as ligações ficam gravadas para uso futuro e por questão de segurança.
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