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Obra da ferrovia que vai ligar Vitória ao Rio deve começar em 2026

Obra da ferrovia que vai ligar Vitória ao Rio deve começar em 2026

Secretário do Ministério dos Transportes informou nesta terça-feira (18) que a expectativa é lançar o edital ainda neste ano

Publicado em 18 de março de 2025 às 19:32

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Estrada de Ferro Leopoldina
Construção da EF-118 começará em 2026, de acordo com o Ministério dos Transportes. (Ricardo Medeiros)

O leilão da Estrada de Ferro 118 deve ocorrer até o fim deste ano e a construção está prevista para começar em 2026. Conhecido como Vitória-Rio ou Anel Ferroviário do Sudeste, o projeto vai conectar portos do Espírito Santo a outras ferrovias do país.

O cronograma foi apresentado pelo secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, durante o Seminário Infraestrutura e Logística, realizado pelo LIDE Espírito Santo, na tarde desta terça-feira (18).

“Os estudos da EF-118 foram apresentados. Nós também fizemos uma audiência pública. Estamos agora consolidando as manifestações, contribuições. O cronograma é enviar para o Tribunal de Contas da União em abril. O TCU precisa fazer uma avaliação para depois, então, a gente soltar o edital”, declarou.

Aspas de citação

A expectativa é leilão no final do ano. Feito o leilão, tem contrato e aí tem início de obra no ano que vem

Leonardo Ribeiro
Secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes
Aspas de citação

Ribeiro reforçou que a ideia é a proposta adotar um modelo inovador no qual o vencedor do leilão será aquele que exigir a menor participação do governo. E destacou que a participação pode levar em conta a repactuação com a MRS Logística, que já sinalizou a disposição em aportar recursos na construção da nova ferrovia, conforme informou o colunista Abdo Filho.

“Acho que a gente está no caminho certo. É importante ter essa união de esforços, governo e setor privado, para que possa tirar os projetos do papel e transformar a logística do país”, declarou o secretário em conversa com a reportagem de A Gazeta.

R$ 3,28 BILHÕES
É O INVESTIMENTO FEDERAL NA FERROVIA

O traçado da EF-118 está dividido em três segmentos principais:

Nova licitação da Ferrovia Centro-Atlântica

Como mostrado por A Gazeta na segunda-feira (17), a FCA está em processo de licitação da concessão, uma vez que o contrato atual termina em 2026. Havia a expectativa de renovar o contrato com a VLI Logística, que controla a ferrovia e tem a Vale e o fundo da Brookfield como maiores acionistas desde 1996. Mas o governo federal avalia agora relicitar o trecho, buscando um acordo mais vantajoso.

Questionado sobre um possível novo contrato, o secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes disse que um estudo que vai apontar a melhor solução está sendo feito e deve ficar pronto até o final deste mês.

“Há a possibilidade de fazer uma licitação e, ao mesmo tempo, nós estamos discutindo com a empresa um modelo para a renovação. Esse modelo passou por uma audiência pública e nós teremos condições de tomar essa decisão quando os estudos forem entregues. Eles serão apresentados agora em março. Com esses estudos, o governo terá condições de tomar uma decisão com base nos números. Acredito que a gente vai ter em abril uma decisão sobre isso”, explicou Leonardo Ribeiro.

A via é considerada a maior malha ferroviária em extensão e alcance do Brasil, com 7.856,8 km de extensão. Atravessa Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal. A renovação abrange 5.725 km de trilhos, incluindo os corredores Centro-Leste, Centro-Sudeste, Minas-Bahia e Minas-Rio.

Críticas à Vale

No evento, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) criticou a mineradora Vale sobre investimentos no ramal da Ferrovia Vitória-Minas.

Em 2020, no processo de renovação antecipada da ferrovia que liga o Estado a Minas Gerais, a companhia assumiu o compromisso com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de executar o trecho da EF-118 entre Cariacica e Anchieta e entregar pronto o projeto de engenharia do trecho entre Anchieta e São João da Barra (Norte do Rio).

No entanto, de acordo com Ferraço, a Vale está atrasada com os prazos. “Há mais de seis meses os estudos ambientais estão prontos, mas a Vale não protocola no Iema (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos)”, declarou.

Sobre isso, o superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT, Alessandro Baumgartner, disse que o investimento adicional da Vale ainda tramita dentro da agência.

“Esse investimento ainda não está contratualizado. A gente está dependendo dessa pressão que o vice-governador citou para que a Vale efetivamente coloque esse compromisso dentro do contrato dela", destacou.

A Vale foi demandada sobre a situação, mas não houve retorno até a publicação deste texto.

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