A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (28) que vai reduzir o preço de venda do querosene de aviação (QAV) às distribuidoras em 0,84%. O reajuste passará a valer a partir de sábado, 1° de outubro. Essa é a terceira redução seguida nos preços do QAV, que já haviam sido reduzidos em 10,4% em setembro, e em 2,6% em agosto.
Em nota a companhia disse que “conforme prática que remonta os últimos 20 anos, os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras”.
Ainda de acordo com o comunicado da empresa, os preços buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio.
A Petrobras vem anunciando cortes nos preços de outros produtos, como gasolina, diesel e gás de cozinha (GLP) nas últimas semanas. A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras.
São as distribuidoras que, por sua vez, transportam e comercializam o produto para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento.
“O mercado brasileiro é aberto à livre concorrência e não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV”, ressaltou a Petrobras, na nota.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta