> >
Petrobras vai investir R$ 60 mil em produto de startup do ES

Petrobras vai investir R$ 60 mil em produto de startup do ES

A empresa, que já foi selecionada em desafio da Shell, desenvolve um aparelho de monitoramento que permitirá a redução da quantidade de acidentes de trabalho causados por fadiga ou falta de atenção

Publicado em 28 de dezembro de 2020 às 20:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Plataforma P-57, da Petrobras, no Litoral Sul do Espírito Santo
Plataforma P-57, da Petrobras, no Litoral Sul do Espírito Santo. (Gabriel Lordêllo/Agência Petrobras/Divulgação)

Petrobras divulgou nesta segunda-feira (28) a lista com sete empresas inovadoras, grande parte delas startups, que foram selecionadas em um edital nacional de soluções de rápida implantação para a companhia. Entre as escolhidas está a startup capixaba Dersalis, com sede em Vitória.

As vencedoras receberão até R$ 60 mil cada para execução dos testes. Além da empresa do Espírito Santo, também foram selecionados projetos do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

No caso da Dersalis, será testado um produto que permite a redução da quantidade de acidentes de trabalho causados por fadiga ou falta de atenção. 

Em 2019, a a empresa também foi selecionada em um edital de inovação do FindesLab para atender a Shell. A startup desenvolve um werable (dispositivos vestíveis) de monitoramento para mitigar esses riscos batizado de "Pulseira Inteligente Dersalis HS2".

Durante o período do contrato, o produto será testado em condições que representam o ambiente real da empresa para avaliação de desempenho e do potencial de contribuição para os negócios da Petrobras. A previsão é de que os processos de contratação e início de testes aconteçam no primeiro trimestre de 2021.

O EDITAL

Segundo a Petrobras, trata-se de um edital inédito na companhia. A seleção, lançada há cerca de um mês, quer testar internamente soluções inovadoras, validadas ou em fase de validação no mercado.

“Estamos aumentando, sucessivamente e significativamente, a capacidade da Petrobras de incorporar soluções inovadoras para dar suporte às atividades e a planos estratégicos da companhia. Com foco na geração de valor, conferimos mais economicidade, agilidade, segurança e resiliência às nossas operações” avalia o diretor de Transformação Digital e Inovação, Nicolás Simone.

Todo o processo, do lançamento à divulgação das vencedoras, levou cerca de um mês. No dia 22/12, as empresas participaram de um Pitch Day, com apresentações virtuais para uma banca de especialistas da Petrobras, etapa final para definição das vencedoras.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais