O Porto de Vitória ganhou um terminal destinado exclusivamente à movimentação de veículos. Instalado em uma área de 54.086 m² em uma retroárea de Capuaba, em Vila Velha, o espaço tem capacidade para armazenamento de até 1.600 carros. O investimento foi feito pela Log-In Logística Intermodal, que já é operadora do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) com um contrato de arrendamento até 2048.
Os terminais do Porto de Vitória sempre movimentaram veículos, mas este é o primeiro espaço exclusivo para armazenamento deste tipo de carga. O investimento foi possível após a empresa vencer, em janeiro deste ano, um edital feito pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) para explorar provisoriamente a área, conforme noticiou A Gazeta.
O contrato de arrendamento, que tem duração inicial de 180 dias e valor estimado em R$ 2,02 milhões, foi firmado em abril. Após isso, a Log-In fechou um contrato de exclusividade com a Comexport, considerada a maior empresa brasileira de comércio exterior, que estima movimentar, mensalmente, cerca de 3 mil veículos no terminal.
A movimentação começou há cerca de duas semanas e, desde então, foram realizadas cinco operações totalizando a movimentação de mais de mil veículos, incluindo carros de passeio e vans.
Segundo a Log-In, a carga chega ao TVV vinda de outros países da América do Sul e da Europa, transportada em navios Ro-Ro (roll-on, roll-off).
A partir daí, a carga é desembarcada, vistoriada e levada por comboios em direção ao terminal de veículos, que fica a cerca de 1 km de distância.
Lá, os veículos são parqueados, nacionalizados e, finalmente, carregados em caminhões cegonha que farão o transporte até o destino final.
"É estratégico termos um terminal de veículos instalado próximo ao nosso terminal portuário. A operação para a Comexport é mais um exemplo de solução logística dedicada, um projeto customizado que desenhamos exclusivamente para atender às necessidades do nosso cliente", afirmou o diretor de Terminais da Log-In, Ilson Hulle.
A Log-In é arrendatária do TVV, do qual detém a concessão até 2048. A renovação do contrato foi assinada em outubro do ano passado, e prevê a injeção de mais de R$ 500 milhões em investimentos no Espírito Santo até o fim do arrendamento.
Deste total, mais de R$ 120 milhões devem ser investidos já nos próximos dois anos.
Hoje, o terminal é o único a movimentar contêineres no Espírito Santo e a empresa pretende investir em obras e equipamentos para ampliar sua capacidade operacional.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta