A Capitania dos Portos do Espírito Santo autorizou, nesta quinta-feira (30), o início das manobras testes com navios de calado maior no Porto de Vitória. Serão 24 manobras, 12 de entrada e 12 de saída, com embarcações com maior capacidade de carga, ou seja, mais carregados.
Os testes serão a última etapa antes da autorização final da Marinha para o porto receber navios com mais capacidade de carga em função da dragagem finalizada em 2017, após 20 anos. As primeiras manobras vão acontecer já na próxima semana.
De acordo com o diretor de Infraestrutura e Operações da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), João Cunhalima, os testes serão divididos em três etapas. A primeira, na próxima semana, constará de quatro manobras de saída e outras quatro de entrada, para calados entre 10,67m e 11,50m.
O diretor afirmou, ainda, que duas embarcações já estão confirmadas para os testes que contarão com dois práticos a bordo, em cada navio. "O porto, os práticos, os terminais e os agentes portuários já estão se preparando", disse. As segunda e terceira etapas também terão oito manobras cada, de entrada e saída, para calados entre 11,50m e 12m e entre 12m e 12,50m, respectivamente.
Essa maior capacidade, segundo o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Codesa, Bruno Fardin, deverá representar um aumento de 20%. Ou seja, as embarcações poderão chegar ou sair do Porto de Vitória com 20% a mais de carga.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta