As promoções da Black Friday, que neste ano ocorre em 24 de novembro, enchem os olhos dos consumidores. Entretanto, ao realizar um levantamento dos produtos mais vendidos em lojas on-line nesta época, o Procon Vitória identificou que embora, de fato, haja descontos em certos casos, em outros, os produtos tiveram aumento de preço nas semanas que antecedem a megaliquidação.
Foram analisados, entre os dias 24 de outubro e 13 de novembro, preços de air fryer, fogão, ar-condicionado, celular, smart TV, notebook, geladeira, máquina de lavar, robô aspirador de pó e videogame, considerando produtos idênticos (marca e modelo).
O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória, Diego Libardi, aponta que o resultado da pesquisa mostra que alguns produtos já estão com os preços em queda, enquanto outros tiveram aumento, e lembra que, no ano passado, muitos consumidores reclamaram de um aumento artificial dos preços nas vésperas da data comercial para dar a falsa impressão de um desconto maior. Isto é, nem sempre a oferta é tão vantajosa quanto parece.
"A Black Friday promete descontos tentadores nas lojas on-line. Quem está pensando em comprar algo precisa se planejar, para evitar o endividamento, e fazer uma boa pesquisa de mercado para garantir uma compra verdadeiramente vantajosa", recomenda.
Uma ação de fiscalização dos preços promocionais nos estabelecimentos físicos também está prevista.
Confira os principais resultados da pesquisa nas lojas on-line:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta