Com o fim das greves dos médicos peritos e também de servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), os atendimentos foram retomados no início desta semana, em 23 de maio. A paralisação dos profissionais afetou muitos capixabas que necessitavam dos serviços oferecidos.
Quanto às perícias que estavam agendadas durante o período da greve, o instituto informou para a reportagem de A Gazeta que todas elas foram novamente marcadas. Segundo a Subsecretaria de Perícia Médica Federal, existem 25.673 perícias previstas para os próximos dias no Espírito Santo.
Para fazer a marcação de atendimento em algum dos mais de 100 serviços oferecidos, a orientação dada para a população é procurar os meios de comunicação do INSS de modo remoto: o site/aplicativo Meu INSS ou o telefone 135. Deve ir até a agência apenas quem já tem um agendamento ou quem precisa tirar dúvidas em casos mais simples.
Para acessar o site ou o app, inicialmente, é preciso ter um cadastro no site do governo (gov.br) para então entrar no meu.inss.gov.br. Um dado básico que é solicitado neste processo é o CPF. Pelo sistema é possível solicitar serviços e benefícios sem sair de casa. Estão disponíveis serviços como pedido e acompanhamento da aposentadoria, além de benefícios assistenciais, pensões e auxílios.
Pela ferramenta o segurado consegue também enviar a documentação digitalizada, escaneada ou fotografada pelo celular. Após realizar a solicitação, o cidadão pode acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou no telefone 135.
No site ou no app, outra alternativa é apertar um botão que fica no campo inferior direito da tela e falar com a Helô, a atendente virtual do INSS. Ela oferece ajuda em diversos assuntos com informações de serviços e benefícios; extratos, certidões e declarações; entre outros.
O aplicativo está disponível na plataforma iOS e também no Android.
Quanto ao telefone 135, basta discar o número e pronto. Ele funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h, no horário de Brasília. As ligações efetuadas, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas. Pelo celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.
No Estado, 35 dos 51 médicos peritos estavam afastados do trabalho por conta da greve, o que corresponde a cerca de 70% do quadro. Cada um dos profissionais pode fazer até 12 consultas por dia. Ou seja, em um dia, da capacidade total de 612 atendimentos, apenas 192 de fato poderiam ser realizados,
Por conta da paralisação dos servidores, quatro agências ficaram fechadas em Viana, Domingos Martins, Cariacica e Vila Velha. Outras tiveram redução no quadro de funcionários.
No acordo estabelecido com o Ministério do Trabalho e Previdência houve a definição de que cada perito poderá realizar até 12 atendimentos por dia. Se esse número se exceder no dia, a cada consulta será pago o valor de R$ 61,72.
Uma portaria, a ser ainda publicada, deve apontar as regras para análise de documentos com base na conformação de atestado para afastamentos de até 90 dias, com objetivo de reduzir a fila.
No caso dos servidores, o acordo prevê atender as demandas relacionadas à valorização da carreira profissional. Também a constituição de um comitê permanente para melhorias do programa de gestão e dos processos de trabalho dos serviços previdenciários (Serviço Social e Reabilitação Profissional).
Ele terá a participação de representantes dos servidores e do INSS para apresentação de propostas à presidência da autarquia.
Os servidores se comprometeram a repor os dias parados para agilizar a análise de processos e a concessão de benefícios. A compensação será feita conforme plano de trabalho a ser construído nos próximos dias.
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