Comemorado na próxima terça-feira, 7 de setembro, o feriado de Independência do Brasil resultará em folga para muitos capixabas. Em alguns locais a segunda-feira (6) será considerada ponto facultativo.
Sem municípios classificados em risco alto ou extremo de contaminação pelo coronavírus, não há impedimento de funcionamento dos estabelecimentos em função da pandemia, mas, por se tratar de um recesso nacional, abrir ou não as portas depende do acordo coletivo de cada setor.
Os supermercados e shopping centers, por exemplo, funcionarão em horário especial. Já os bancos não terão expediente na terça (7), mas serviços de autoatendimento continuarão disponíveis.
Vale lembrar que, neste ano, o dia 8 de setembro, quando se comemora, normalmente, o feriado de Nossa Senhora da Vitória, será considerado dia útil na Capital, uma vez que, em março deste ano, a prefeitura de Vitória decidiu pela antecipação de três feriados religiosos, inclusive esse.
Supermercados e padarias poderão abrir nesta terça-feira (7), embora com um horário reduzido, que é definido por cada negócio. Sobre o assunto, a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) informou que os supermercados deverão funcionar em horário diferenciado, em cumprimento à Convenção Coletiva de Trabalho do setor.
Na maioria das cidades, os estabelecimentos poderão abrir das 8h às 18h por se tratar de um feriado estadual. No entanto, a associação recomendou que os estabelecimentos fiquem atentos à existência de decretos municipais ou de acordos que restrinjam ainda mais o funcionamento ou proíbam a abertura das lojas.
Todas as unidades funcionarão das 8h às 18h no dia feriado de 7 de setembro.
A unidade funcionará das 9h às 21h.
Todas as lojas estarão abertas das 8h às 18h na próxima terça-feira (7), exceto: Extracenter Guarapari e Praia do Morro, que funcionará das 8h às 20h; Shopping Plaza Top Life (Novo Horizonte, em Serra), das 8h às 19h; e Boulevard Shopping Vila Velha, das 10h às 20h.
Ok Superatacado de Laranjeiras, na Serra; de Maracanã, em Cariacica; de Santos Dumont e de Aribiri, em Vila Velha funcionarão das 8h às 18h. Já o OK Hipermercado, em Vitória, funcionará das 9 às 20h. Em Cariacica, o OK Superatacado, do Shopping Moxuara, abrirá das 9 às 20h. O OK Superatacado de Linhares, por outro lado, não funcionará.
No dia 07 de setembro, terça-feira, as unidades ficarão fechadas em função do feriado de Independência, retomando o funcionamento na quarta (08).
O horário de funcionamento no feriado de 7 de setembro será das 8h às 18h.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado da Independência do Brasil, comemorado em 7 de Setembro. No dia 6 (segunda-feira), os bancos abrem normalmente nas localidades em que não houver qualquer feriado municipal.
As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 07 de setembro poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil, quarta-feira (08). Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Nos dias 06 e 08 de setembro, o funcionamento será normal. Já no dia 07, feriado, os horários variam de acordo com o empreendimento.
No feriado de 7 de setembro, as lojas abrem das 13 às 21 horas; alimentação, das 11h às 22h. Já o Extrabom Supermercado, das 11h às 21h.
Funcionamento das 14h às 21h.
Nas escolas particulares do Estado, as instituições de ensino terão autonomia para "enforcar" a segunda-feira (6), ou manter as atividades do dia, caso julguem necessário. No dia 7, não haverá aulas em função do feriado.
Apesar de o governo do Espírito Santo ter decretado ponto facultativo nas repartições estaduais na próxima segunda-feira (6), a decisão não afetará o calendário letivo. Haverá aula normalmente nesta data. A folga do dia 7, entretanto, está garantida.
A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) informou que, de acordo com o calendário letivo de 2021, o dia 6 de setembro (segunda-feira) será dedicado à formação de professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta data, portanto, não haverá aulas para os estudantes da rede municipal. No dia 7, não haverá aula em função do feriado. Mas, a quarta-feira (8) será dia letivo, conforme calendário escolar.
A Prefeitura de Vila Velha informou que o dia 7 de setembro não será letivo devido ao feriado nacional, como conta no calendário escolar. No dia 6 será decretado ponto facultativo, ato que deverá ser oficializado até sexta (3).
O dia 7 é feriado. Já em relação ao dia 6, a Secretaria de Educação da Serra informa que as unidades de ensino do município têm autonomia para alterar os calendários, desde que respeitada a carga horária de aulas e dias letivos. Quando dias próximos a feriados são enforcados, eles são repostos em outro momento.
No dia 6 foi decretado ponto facultativo e não haverá expediente nas unidades de ensino de Educação Infantil e Fundamental da Rede Pública Municipal. Já no dia 7, não haverá aula em função do feriado.
O governo capixaba decretou ponto facultativo nos órgãos da Administração direta e nas entidades da Administração Indireta do Poder Executivo Estadual no dia 06 de setembro. Dessa forma, tanto na segunda (06) quanto na terça-feira (07), feriado nacional, não haverá expediente nas repartições públicas do Estado, com exceção daquelas que desempenham serviços essenciais, que tenham funcionamento ininterrupto ou regime de escala, como forças de segurança pública e hospitais. Na quarta-feira (08), o funcionamento será normal nos órgãos estaduais.
A Prefeitura de Vitória informou que o expediente nas repartições municipais será normal no dia 6 de setembro (segunda-feira), mas no dia 7, que é feriado nacional, funcionarão apenas os serviços essenciais, como 156, Disque-Silêncio, Guarda Municipal, Defesa Civil e Pronto-Atendimentos. A Rua de Lazer também está confirmada apenas para o Sete de Setembro. Por outro lado, o dia 8, aniversário de Vitória (Dia de Nossa Senhora da Vitória), será de expediente normal na PMV, uma vez que esse feriado foi antecipado neste ano.
No dia 7 de setembro apenas as unidades administrativas que desempenham serviços considerados essenciais terão funcionamento normal, como serviços de saúde, Defesa Civil; Guarda Municipal, dentre outros.
No feriado de 07 de setembro, serão mantidos os serviços públicos de natureza essencial de urgência e emergência, que tenham o funcionamento ininterrupto ou regime de escala, como Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Maternidade Municipal, serviços de coleta de lixo domiciliar e hospitalar, coleta seletiva de resíduos, serviços funerários, dentre outros.
Não haverá expediente na Prefeitura ou nas repartições públicas da administração municipal nem no dia 7 de setembro, feriado nacional, nem no dia 6, decretado ponto facultativo. Nos dois dias, os serviços essenciais do município vão funcionar normalmente.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta