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Segurado do INSS precisa reagendar atendimento em agências

Segurado do INSS precisa reagendar atendimento em agências

Com adiamento da reabertura das unidades, os serviços já marcados não são automaticamente reagendados. Entenda como fazer

Publicado em 3 de agosto de 2020 às 08:59

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Atendimento em agência do INSS
Atendimento em agência do INSS. (Valter Campanato/Agência Brasil)

Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) adiou o retorno gradual das atividades presenciais para o dia 24 de agosto. Inicialmente, as agências voltariam a abrir nesta segunda-feira (3), mas devido à pandemia do novo coronavírus, o órgão mudou  data.

A alteração, no entanto, exige atenção do segurado que havia marcado algum atendimento presencial. O INSS não fará a troca de datas de forma automática. Com isso, o usuário tem que procurar novamente os canais do Instituto para conseguir uma vaga.

Quem tinha algum agendamento terá que refazer a marcação pelo pelo aplicativo ou pelo site Meu INSS. O app tem versão para Android e para IOS. É possível também fazer a mudança pelo 135.

O adiamento da reabertura foi publicado na última quarta-feira (29) no Diário Oficial da União. A portaria 36, com essas definições, foi assinada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e do INSS.

Os trabalhadores que são segurados pelo órgão, além dos atuais usuários atendidos por aposentadoria, pensão, auxílio-doença e licença-maternidade, podem ligar para o telefone 135 para pedir informações ou dar entrada em algum pedido.

Na volta das atividades presenciais, serão priorizados os atendimentos de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

COMO USAR O MEU INSS PARA PEDIR BENEFÍCIOS

  • O seguro do INSS, para acessar aos canais virtuais do órgão, precisará, antes de mais nada, se cadastrar na central de serviços do governo. O cadastro pode ser feito no site meu inss.gov.br.

  • Para realizar o cadastro, é preciso informar o nome completo, CPF, além de outros dados pessoais. Por segurança, o sistema do governo faz algumas perguntas ao usuário para identificar se é ele mesmo se cadastrando. Entre as questões realizadas, estão dados sobre a mãe do segurado, além de informações de contribuição à Previdência.

  • Após responder as questões feitas pelo INSS, o trabalhador terá que receber um código de validação, enviado ou por e-mail ou como mensagens SMS. 

  • O trabalhador terá que cadastrar uma senha provisória. Depois, ao acessar o programa, o órgão pede que seja feita uma senha definitiva que deverá ter no mínimo 9 caracteres, ao menos uma letra maiúscula, ao menos  uma letra minúscula, além de número. Podem ser usados também caracteres especiais.

  • Após concluir o cadastro, o trabalhador fica apto a usar o Meu INSS. É possível dar entrada em qual pedido de benefício. É também possível agendar o atendimento presencial.

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