> >
Shoppings e lojas de rua ampliam funcionamento; veja os horários

Shoppings e lojas de rua ampliam funcionamento; veja os horários

Com novo mapa de risco, Vitória, Vila Velha e Serra agora integram o grupo de cidades com risco moderado para a Covid-19

Publicado em 20 de julho de 2020 às 19:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 12/06/2020 - ES - Vitória - Movimento no Shopping Vitória -  Editoria: Cidades - Foto: Fernando Madeira - GZ
Movimento no Shopping Vitória. (Fernando Madeira)

Com a migração dos municípios de Vila Velha, Vitória e Serra para o grupo de risco moderado para o novo coronavírus, o comércio passou a obedecer novas regras a partir desta segunda-feira (20). O atendimento foi ampliado tanto nas lojas de shoppings quanto nas de rua.

As lojas de shoppings podem abrir das 12h às 20h, de segunda a sexta-feira. O comércio de rua fica liberado para funcionar durante a semana, das 10h às 16h, sem o rodízio por segmentos. Ainda não é permitida a abertura aos fins de semana.

Já Cariacica, que ainda está em risco alto, poderá ampliar o horário de shopping, mas terá que permanecer com a abertura escalonada do comércio de rua.

Segundo o último mapa de risco divulgado pelo governo no sábado (18), 14 cidades continuam em risco alto, 45 em risco moderado (incluindo as da Grande Vitória, menos Cariacica) e 19 em risco baixo. Para definir a situação de cada um destes locais, o governo utiliza a Matriz de Risco, um sistema de avaliação que cruza vários indicadores para obter o nível de ameaça e vulnerabilidade das cidades diante da Covid-19.

Quatro parâmetros estão sendo levados em conta para definir a ameaça na Matriz de Risco: letalidade da Covid-19, isolamento, percentual de pessoas com mais de 60 anos na população e número de casos ativos. Além disso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI (atualmente está em 76%) é considerada como fator de vulnerabilidade do Estado para a doença. Os dados são atualizados semanalmente.

Veja abaixo como fica o funcionamento dos negócios a partir desta segunda (20):

RISCO ALTO

COMÉRCIO DE RUA

SHOPPINGS

RESTAURANTES E ACADEMIAS

CIDADES EM RISCO ALTO

RISCO MODERADO

COMÉRCIO DE RUA

SHOPPINGS

RESTAURANTES E ACADEMIAS

CIDADES EM RISCO MODERADO

RISCO BAIXO

COMÉRCIO DE RUA

SHOPPINGS

RESTAURANTES E ACADEMIAS

CIDADES EM RISCO BAIXO

IGREJAS

Desde que o governador Renato Casagrande sancionou a lei que inclui igrejas na lista de estabelecimentos essenciais, na última sexta-feira (17), elas passaram a poder abrir em cidades com qualquer grau de risco, como é o caso de outras atividades essenciais como supermercados e postos de gasolina, por exemplo. 

Em um decreto publicado no dia 26 de março, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já havia incluído as atividades religiosas no rol dos serviços essenciais.  Apesar disso, a maioria das igrejas e dos templos capixabas optou por permanecer fechado, seguindo a orientação dada pelo próprio governador do Estado em nota técnica.

REGRAS GERAIS PARA ABERTURA DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS EM QUALQUER NÍVEL DE RISCO

REGRAS GERAIS PARA ABERTURA DE SHOPPINGS

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais