“É preciso criar um ecossistema de inovação rico, diverso e sustentável no Espírito Santo.” Esse é o desafio proposto por Maíra do Vale, consultora referência em estratégia e inovação, que participou, segunda-feira (16), do InsightES — Semana de Inovação Capixaba, evento promovido pela Rede Gazeta, que acontece até a próxima sexta (20), na sede da empresa, em Vitória.
“Todo mundo tem um papel importante para criar esse ecossistema. Sem isso (atuação de todos), a gente pode até estar lá, mas não será sustentável”, ressaltou a especialista, que comandou o painel “Desafios e Oportunidades do Ecossistema Capixaba de Inovação.”
Além dela, participaram os palestrantes Andrea Simões, gestora de Relacionamento com o Ecossistema de Inovação da ArcelorMittal; Bruno Lamas, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional; Pablo Oliveira, CEO da Startup Em busca do Vinho; e Valcemiro Nossa, presidente da Fucape Business School.
Para Maíra, criar esse ecossistema sustentável no Espírito Santo ainda requer superar muitos obstáculos. Um dos principais é quebrar a mentalidade de competição.
Outro ponto destacado foi a falta de compreensão do funcionamento do modelo de trabalho da inovação. Segundo ela, poucas pessoas compreendem como chegar até as empresas e descobrir quais problemas elas estão colocando à tona para serem resolvidos. “Às vezes, a gente não tem ainda uma cultura de ter mais pessoas que saibam que esse é o modelo: procurar por editais, entender onde estão esses desafios, saber que tem que ir no hub para saber mais”, explicou.
A consultora também apontou que poucas pessoas acreditam em sua capacidade de criar algo novo. “Quando eu dou palestra, faço curso, eu pergunto: ‘Quem aqui é criativo?’ Ninguém levanta as mãos. Elas não acreditam que têm esse poder. E todo mundo tem, a gente cria coisas novas o tempo todo”, reforçou.
Na opinião de Maíra, isso também está muito interligado com aumentar a quantidade de startups capixabas, um processo necessário para fortalecer o ecossistema. Na mesma linha, é preciso valorizar as empresas criadas no Espírito Santo: “Precisamos que as empresas acreditem em nossas startups” , completou.
Do Vale ainda ressaltou a questão da propriedade intelectual, pois, no Brasil, ainda faltam leis e regulamentos para determinar a quem pertencem os produtos após seu desenvolvimento.
A InsightES é um evento gratuito promovido pela Rede Gazeta, que tem o objetivo de criar um ambiente propício para fomentar discussões construtivas sobre tendências, desafios e oportunidades de inovação no Espírito Santo em diferentes segmentos, que possam inspirar e impulsionar novas soluções e parcerias entre os diversos atores do ecossistema de inovação do Estado, contribuindo para a sua aproximação e o seu fortalecimento.
O evento é realizado no auditório da Rede Gazeta e é aberto estudantes, profissionais e interessados em explorar as últimas tendências e insights relacionados à inovação. É possível se inscrever clicando aqui.
Todos os participantes ganharão 20 dias de acesso gratuito à plataforma Alura para empresas, a maior plataforma de cursos de tecnologia do país.
Carla Nigro é aluna da 26ª turma do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo teve orientação e edição do editor Weber Caldas
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta