> >
Startups do ES podem se inscrever em seleção de programas de aceleração

Startups do ES podem se inscrever em seleção de programas de aceleração

Entre as cidades que vão receber os eventos de capacitações inovadoras estão Colatina, São Mateus, Serra e Cachoeiro de Itapemirim

Publicado em 19 de junho de 2023 às 09:57

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Julia Paranhos
Estagiária / [email protected]

Para as startups que estão na fase de desenvolvimento, ideação ou validação, as corporações capixabas Base27, Bbutton Ventures e os habitats (núcleos) InovaSerra, Bússola Hub, InovaCol e Lab 28 Startups abriram inscrições para selecionar e oferecer mentoria especializada a esses negócios, em parcerias com outras empresas.

Entre as cidades que vão receber os eventos de capacitações inovadoras estão os municípios de Colatina, São Mateus, Serra e Cachoeiro de Itapemirim.

startup, mercado imobiliário
Para participar, os interessados precisam se inscrever nos sites oficiais das empresas. (Shutterstock)

Base27

Os interessados no programa Ignição, que está sendo lançado pela Base27 de pré-aceleração e aceleração de startups, podem fazer as inscrições da primeira etapa até o dia 26 de junho.

A rodada de inauguração terá operação da Ventiur e será uma pré-aceleração. Para entrar nesse projeto, basta acessar o site oficial https://ventiur.net/ignicao e se inscrever.

Serão selecionadas 30 startups, que vão passar por três meses de mentoria especializada para desenvolver sua proposta de valor, modelo de negócio, MVP, Pitch e outras.

Para participar, é necessário que as empresas tenham sede no Espírito Santo e estejam em fase inicial, ou seja, de ideação ou validação. Além disso, a participante que ainda não tem CNPJ precisa se comprometer a abrir um no Estado após o programa. O foco do Ignição são as soluções em engenharia e construção civil, indústria, soluções de base tecnológica e ESG.

A primeira edição será realizada com recursos do Edital Habitats de Inovação Capixaba, financiado pelo Sebrae/ES e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação do Espírito Santo (Fapes) com apoio do MCI.

Novos negócios locais e conexão com parceiros nacionais

Já a aceleradora capixaba Bbutton Ventures está promovendo o “Transformando Ideias em Negócios”, que tem como objetivo  capacitar pelo menos 100 pessoas em cada um dos habitats (núcleos) escolhidos e acelerar 16 negócios que já estejam em operação, além de pré-acelerar 42 boas ideias.

O “Transformando Ideias” pretende criar conexões entre empreendedores, startups e investidores, apoiar a prototipagem e a testagem através de capacitações, gerando novos negócios para o mercado local conectando a parceiros nacionais.

“Com essa iniciativa, entendemos que o mercado local, de uma forma como um todo, ganha, porque há um impacto positivo, tanto do ponto de vista de incentivo à inovação, quanto do ponto de vista de movimentação da economia”, explica o diretor da Bbutton Ventures, Yuri Nico.

O projeto será realizado nos quatro habitats (núcleos):  InovaSerra, Bússola Hub, InovaCol e Lab 28 Startups que ficam localizados na Serra, São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, respectivamente, os interessados terão suas inscrições direcionadas a eles. 

Quem quiser entrar no Polo InovaSerra, que é um ambiente catalisador de demandas e soluções inovadoras localizada no município da Serra, as inscrições devem ser feitas até esta segunda-feira (19), no link https://bit.ly/inovaserrastartups.

Já no Bússola Hub, que fica em São Mateus, no Norte do Estado, as inscrições também deverão ser feitas até esta segunda (19), em https://bit.ly/bussolastartups. O Bússola Hub será o espaço físico para o programa, no bairro Carapina, no município.

Em relação ao InovaCol, que é uma organização do ecossistema de inovação de Colatina, os interessados em participar do programa precisam entrar no https://bit.ly/inovacolstartups e colocar os dados até esta segunda (19). O programa será feito no espaço físico da Bbutton Space, no Centro da cidade.

Por último, o Lab 28 Startups, que reúne atores da tríplice hélice e inovadores das cidades do Sul do Estado, vai manter as inscrições abertas até 22 de junho. Os interessados a participar devem entrar no link https://bit.ly/lab28startups.

Para essa pré-aceleração e aceleração, a Bbutton Ventures fez uma parceria estratégica com o Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), Sebrae/ES, TXM e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES)

"Esta é uma oportunidade imperdível para empreendedores que desejam impulsionar seus negócios e fazer parte de uma comunidade vibrante e colaborativa", explica Aretusa Teixeira, diretora da Bbutton Ventures, aceleradora parceira da TXM Methods, contratada pelo habitat para executar os programas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais