Pessoas com 60 anos ou mais deverão ter horário especial de atendimento nos supermercados de todo o Espírito Santo. A intenção é reduzir a exposição dos idosos a uma possível contaminação do coronavírus (Covid-19). A ideia é que os mercados funcionem de 7h às 8h exclusivamente para esse público.
A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) está orientando que os supermercadistas possibilitam que o primeiro horário do dia seja destinado ao atendimento de pessoas com mais de 60 anos.
Alguns municípios estão publicando decretos próprios para estipular essa abertura. Em Vitória, a prefeitura já publicou o decreto nº 18.048, que determina que haja um horário diferenciado com atendimento para o público que possui 60 anos ou mais.
O presidente da Acaps, João Tarcício Falqueto, explica que no caso do decreto de Vitória o comércio está se organizando para atender ao pedido até, no máximo, a próxima sexta-feira (27).
O texto orienta ainda que todos os supermercados limitem o acesso de pessoas no local, sendo que crianças menores de 12 anos estão impedidas de irem aos estabelecimentos. E restringe o acesso de pessoas de uma mesma família, sendo permitido apenas um integrante por vez.
Na Capital, o não cumprimento das novas diretrizes da prefeitura poderá gerar infrações sanitárias previstas no artigo 10 da Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, e serão passíveis de comunicação às autoridades competentes, com vistas à apuração crime previsto no artigo 268 do Código Penal.
Antes de Vitória, Canhoeiro e Linhares já haviam publicado decretos sobre o tema, cada um com especificações diferentes. Eles pedem que seja feito um decreto estadual para ter regras iguais entre as cidades capixabas.
O governador do Estado, Renato Casagrande, afirmou em transmissão ao vivo on-line nesta terça-feira (24) que deve baixar uma normal geral estadual em breve, sem dar data.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta