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Vale conclui demolição de viaduto que apresentava riscos no ES

Vale conclui demolição de viaduto que apresentava riscos no ES

Obra estava prevista no contrato de renovação de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas, assinado em dezembro de 2020

Publicado em 10 de setembro de 2021 às 12:21

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Viaduto de Monte Seco, por onde a BR 101 passava, está desativado. Sob ele passa a Estrada de Ferro Vitória a Minas
Viaduto de Monte Seco, por onde a BR 101 passava, foi demolido. (Google Street View/2016)

Vale concluiu as obras de demolição de uma viaduto rodoferroviário sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) em João Neiva. A obra estava prevista no contrato de renovação da concessão da ferrovia, assinado em dezembro do ano passado, como uma obrigação da mineradora.

Como A Gazeta mostrou em 2020, a demolição era apontada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como emergencial. O prazo era que a obra fosse feita em até um ano após a assinatura do contrato, uma vez que os estudos apontam a possibilidade de ocorrência de acidentes.

Segundo a Vale, apesar do prazo ser até o fim do ano, a obra foi concluída recentemente, em agosto, e durou 50 dias. A empresa explicou que a demolição teve "como principal razão a segurança de pessoas e da operação ferroviária, uma vez que este encontrava-se não operacional".

O viaduto de Monte Seco ficava entre Ibiraçu e João Neiva. Segundo os documentos da renovação da concessão da linha férrea, a obra de demolição estava orçada em R$ 3 milhões.

Viaduto em Monte Seco, João Neiva, sobre a EFVM
Vista de satélite do viaduto de Monte Seco. (Satélite/Google Earth/2020)

No traçado original da BR 101, a rodovia passava por este viaduto, já desativado há quase duas décadas após um desvio feito na rota.

O viaduto passava por cima da linha férrea, mas não era mais usado por veículos por muitos anos por apresentar riscos.

CONCESSÃO PREVÊ NOVO RAMAL FERROVIÁRIO E MAIS VIADUTOS E PASSARELAS

Além desta intervenção emergencial, o contrato que renovou a concessão da EFVM lista uma série de investimentos que a mineradora terá que fazer nos próximos anos na malha. Estão previstos, por exemplo, novos viadutos, passarelas e obras de isolamento/vedação da linha férrea.

O aditivo ainda prevê que a Vale faça, como investimento adicional, um ramal ferroviário até Anchieta, no Litoral Sul capixaba. Essa autorização deve sair ainda neste mês, como mostrou A Gazeta.

"Com a prorrogação antecipada da concessão ferroviária será possível antecipar compromissos que aumentarão a segurança e a mobilidade nas regiões por onde passa a EFVM. Ao todo, serão contemplados 28 municípios em Minas Gerais e no Espírito Santo nos próximos 10 anos, tendo por base os critérios de priorização definidos pela ANTT e pelo Ministério da Infraestrutura após processo de ampla participação popular nas audiências públicas", informou a Vale.

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