Receber ligações de telemarketing ou cobrança várias vezes ao dia é uma realidade muito comum aos brasileiros. Mas você sabia que é possível bloquear este tipo de chamada? Além dos serviços "Não Perturbe", da Anatel, e "Bloqueio de telemarketing", do Procon, ainda há opções de aplicativos que avisam sobre ligações indesejadas. Alguns deles garantem até detectar vírus em mensagem de SMS. (Veja todas as opções e como se cadastrar abaixo)
O Não Perturbe tem um prazo para efetivação do bloqueio de até 30 dias a partir da data da solicitação. No cadastro no site, é preciso informar se não quer receber mais receber ligações de ofertas de empresas como Claro/Net, TIM, Vivo, Nextel, Oi e Sky. Além delas, bancos consignados também estão na lista, como mostrado na imagem abaixo.
O cadastro no portal não bloqueia ligações de empresas de telecomunicação com finalidade de pesquisa ou de empresas de outros setores que queiram vender seus produtos. Dessa forma, o consumidor está protegido somente das chamadas indesejadas com o intuito de vender serviços de telefonia, TV por assinatura ou internet.
Além dos sites de bloqueio, ainda é possível baixar aplicativos que te indicam se o número que está ligando para você é spam (termo usado para referir-se aos e-mails ou ligações não solicitadas). É importante lembrar que os aplicativos devem ser baixados diretamente na loja de apps do seu celular para não correr o risco de ter um vírus ou não ser seguro.
- Devo Atender
- Truecaller
- Whoscall
- #1 Call Blocker
- Call Blocker Free
- Calls Blacklist
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta