Após o governo do Espírito Santo anunciar a ampliação de vagas para o concurso da Polícia Militar, relembre as dicas para se preparar para as provas. A corporação deve divulgar, em breve, o edital de abertura do certame com 1.000 vagas para soldado combatente. O cargo exige que os candidatos tenham ensino médio completo; altura mínima descalço e descoberto, de 1,65 metro para homens e de 1,60 metro para mulheres; carteira de habilitação na categoria B; idade entre 18 e 28 anos; entre outros requisitos.
Em agosto deste ano, o governador Renato Casagrande (PSB) havia autorizado 560 postos, mas na última sexta-feira (26) ele anunciou a ampliação desse cargos, em mais 440 vagas. O salário para os praças é de R$ 3.388,78, após a incorporação.
Apesar de as inscrições ainda não terem sido abertas, os candidatos devem começar a preparação com antecedência, pois a disputa promete ser acirrada. Para se ter uma ideia, no último processo seletivo foram registradas quase 30 mil inscrições. A concorrência, na época, foi de 119 candidatos por vaga.
A diretora pedagógica do CEP, Ivone Goldner, lembra que na última seleção foram cobradas as disciplinas de Português, Raciocínio Lógico-Matemático e Noções de Informática, além de conhecimentos específicos, tais como conhecimentos de legislação estadual aplicada à PM, Direito Constitucional, direitos e deveres individuais e coletivos, segurança pública e ordem social.
“Os interessados no certame podem e devem iniciar a preparação imediatamente e o indicado é que iniciem por Português e Raciocínio Lógico-Matemático, considerando que, seguramente, essas disciplinas serão mantidas no próximo edital. Caso esgotem essas matérias e ainda não tenha sido publicado o edital, na sequência devem estudar Informática e toda a parte de Segurança Pública prevista na Constituição Federal”, orienta.
Ivone aponta ainda sobre a importância da preparação prévia para o teste físico, com base no que foi cobrado no último edital.
Além das 1.000 vagas para praças combatentes, a corporação vai selecionar 20 oficiais médicos; 20 oficiais dentistas; 5 oficiais farmacêuticos/bioquímicos; 2 oficiais médicos veterinários; 10 oficiais enfermeiros; 30 praças especialistas da saúde; 2 oficiais músicos e 22 praças músicos, totalizando 671 postos.
O concurso da PM está previsto no orçamento estadual para este ano, assim como as seleções para o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
O concurso da Polícia Militar deve contar com as seguintes etapas:
Originalmente o texto foi publicado em 16 de setembro de 2021.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta