O governo do Espírito Santo divulgou na noite desta sexta-feira (23) o novo mapa de risco que apontou novamente para uma predominância de municípios em risco baixo e uma redução naqueles considerados em risco moderado de contaminação pelo coronavírus. Isso significa maior flexibilização das atividades econômicas em todo o Estado. O novo mapa começa a valer a partir de segunda-feira (26).
Das 78 cidades capixabas, 72 estão classificadas em verde, inclusive todas as da Grande Vitória. Nelas, não há qualquer restrição de horário para o funcionamento das atividades econômicas como bares, restaurantes e lojas. Entretanto, ainda é preciso que estabelecimentos cumpram uma série de medidas, como uso de máscaras por trabalhadores e clientes, reforço de higiene e distanciamento.
O funcionamento de boates, por exemplo, segue proibido em todo o Estado. Porém, eventos sociais como casamentos e aniversários podem ocorrer desde que mantenham limite de público de 300 pessoas, não ultrapassando uma pessoa por 5m².
O governador anunciou na última sexta-feira (16) um aumento desse limite para 600 pessoas que passa a vigorar a partir de agosto.
Outras seis cidades estão em risco moderado. Nelas, o comércio terá funcionamento normal. Os bares e restaurantes também podem abrir, porém com limitação de horário.
Entre as cidades consideradas polos regionais, Linhares, que até esta semana estava classificada em risco baixo, passará para o risco moderado nesta semana.
Alegre, Divino de São Lourenço, Governador Lindenberg, Linhares, Boa Esperança e Mantenópolis
Comércio e shoppings
Bares e restaurantes
As indústrias são consideradas essenciais e têm horário de funcionamento livre.
Os salões de beleza, assim como demais serviços, têm horário de funcionamento livre.
Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Ibitirama, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.
Limitação da entrada de clientes na proporção de uma pessoa por 22 m² da área do shopping, considerando lojas, praças e circulações de uso coletivo, respeitando, ainda, a proporção de um cliente por cada 10m² no interior de cada loja.
Limite máximo de 1 pessoa a cada 10m² de área do local.
Funcionamento segue proibido.
As indústrias são consideradas essenciais e têm horário de funcionamento livre.
Os salões de beleza, assim como demais serviços, têm horário de funcionamento livre.
Realização de eventos sociais estão permitidas desde que tenham público máximo de 300 pessoas, não ultrapassando o limite de uma pessoa por 5m².
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta