Há quase dois anos, o Brasil e o mundo enfrentam a pandemia da Covid-19 que, em pouco tempo, trouxe mudanças drásticas ao modo de viver da sociedade, em especial na cadeia produtiva e na política. Porém, a expectativa de empresários do Estado que vão participar do Vitória Summit – Encontro de Líderes 2021, promovido pela Rede Gazeta entre a próxima quarta (24) e sexta-feira (26), na Capital, é que 2022 seja um ano de recuperação.
Para eles, o evento – que neste ano acontece de forma híbrida no Hotel Senac Ilha do Boi, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, e com transmissão ao vivo em A Gazeta – é uma oportunidade para dialogar sobre o futuro e encontrar novos horizontes.
“A pandemia nos fez repensar praticamente tudo, estratégias e planejamentos empresariais, o nosso relacionamento com família e amigos, nossa rotina de trabalho, nossa vida doméstica. E, geralmente, quando você para para repensar, você aprende a fazer diferente. É assim que eu vejo este atual momento e as discussões que serão suscitadas no Summit 2021”, destaca Renan Chieppe, presidente do Grupo Águia Branca.
Jorge Oliveira, CEO da ArcelorMittal, afirma que a velocidade das mudanças vividas hoje exige olhares atentos e adequação rápida. Para ele, o Vitória Summit oferece uma chance ímpar de reflexão e ação.
“Para retomarmos o crescimento, precisamos pautar os novos tempos, seja debatendo os próximos passos, seja compartilhando ideias com outros líderes e empreendedores. O Vitória Summit é, sem dúvida, um excelente palco para isso: um espaço onde poderemos debater sobre esses novos caminhos e as formas de alavancarmos as atividades produtivas, e potencializarmos o desenvolvimento das nossas cidades e da qualidade de vida de todos os capixabas”, ressalta.
Segundo o diretor-presidente da Unimed Vitória, Fernando Ronchi, estar ao lado de outras lideranças será uma grande contribuição para o planejamento das ações do próximo ano.
“Participar do Summit é uma grande oportunidade para nós, enquanto líderes e gestores. Antever os cenários e discutir novas possibilidades, com tantos atores e visões distintas, contribuirá para o planejamento dos próximos anos. Vivemos um período de transição decisivo para as empresas e para todo o Brasil. São novos modelos de gestão e de negócios e novos estilos de vida. Planejar como agir daqui para frente significa trazer a agenda para perto e entender toda a complexidade dessa evolução”, frisa.
Apesar das dificuldades em nível nacional, o Espírito Santo acumula crescimento de 7,9% em seu Produto Interno Bruto (PIB) no ano e supera o desempenho nacional. Segundo Fabrício José da Silva, gerente executivo Industrial da Suzano Aracruz, essa é apenas uma mostra do que pode ser alcançado em 2022.
“O Espírito Santo tem um potencial enorme a ser balizado. Enquanto empresa, estamos aqui para, juntos, fazer mais e melhor. Uma iniciativa como o Vitória Summit coloca à mesa atores que podem fazer a diferença e atuar nessa transformação cultural e mudança de mindset no nosso Estado.”
A mesma expectativa é compartilhada pelo Sicoob ES. O presidente Bento Venturim espera que o Summit seja um passo para ampliar as possibilidades.
“O debate sobre as perspectivas e oportunidades é muito importante para que saibamos em que patamar estamos e aonde podemos chegar. Quando compartilhamos visões diversas de maneira estratégica, conseguimos ampliar as possibilidades, enxergar os rumos e ajustar os planejamentos. Por isso, eventos como o Vitória Summit são de vital necessidade, sobretudo no momento em que estamos vivendo.”
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Lino Sepulcri, enfatiza que o encontro entre lideranças do ES é um prenúncio de tempos melhores para o Estado. "Este é um momento de muitos desafios para a economia e para a política. Novas ideias são necessárias e o Summit da Gazeta, que reúne empresários e palestrantes de tanta relevância, trará debates amplos e deverá nos ajudar a ter mais subsídios para as mudanças a serem implementadas nestes novos tempos."
QUARTA-FEIRA, 24 DE NOVEMBRO
QUINTA FEIRA, 25 DE NOVEMBRO
SEXTA-FEIRA, 26 DE NOVEMBRO
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta