Com a expectativa de atrair de 800 mil a 1 milhão de fiéis, segundo a organização da Festa da Penha, a Romaria dos Homens será realizada no próximo sábado (6) em homenagem a Nossa Senhora da Penha, a padroeira do Espírito Santo. Para conferir segurança aos romeiros e, ao mesmo tempo, organizar a circulação dos veículos, as prefeituras de Vitória e de Vila Velha apresentaram as ações que vão ser adotadas no trânsito das duas cidades.
Conforme informações divulgadas pela prefeitura da Capital, a primeira intervenção será um dia antes, às 23 horas da sexta-feira (5). A Rua José Marcelino será totalmente interditada, por ficar ao redor da Catedral Metropolitana, onde será realizada a missa para os romeiros no sábado (6), às 18 horas.
A Gerência de Planejamento e Operacionalização do Trânsito (Gpot) acrescenta que, às 14 horas do sábado (6), será bloqueado o trecho da Rua Professor Baltazar que cruza com a Rua Doutor José Benjamim Costa até a Rua José Marcelino. Desse modo, o acesso de carros ou motos nas vias do entorno da Catedral não será permitido. O fluxo será direcionado à Rua Dionísio Rosendo (via da Associação dos Funcionários Públicos).
A partir das 18h30, a intervenção será na Avenida Jerônimo Monteiro, que tem mão única no sentido Centro-Cariacica. A via ficará fechada para os fiéis se reunirem em frente ao Palácio Anchieta, onde haverá concentração de romeiros para ir ao encontro da imagem da padroeira. A Romaria dos Homens tem previsão de início às 19 horas. Os acessos à Avenida República e Rua General Osório também serão fechados.
Saindo da Catedral de Vitória, a procissão vai percorrer diversas vias do Centro da Capital, passando pelas Ruas José Marcelino e São Francisco, depois embaixo do Viaduto Caramuru até a Rua Cais São Francisco. A romaria irá desembocar no Parque Moscoso, na Avenida Cleto Nunes, seguindo para Avenida Marcos de Azevedo, depois Avenida Duarte Lemos, até chegar na Rua Pedro Nolasco, já em frente à Ponte Seca, antes de acessar a Segunda Ponte.
As equipes de trânsito orientam os motoristas a evitar o Centro de Vitória na noite de sábado (6) porque, além das interdições fixas, durante todo o trajeto haverá bloqueios provisórios, enquanto os romeiros estiverem realizando a procissão. A expectativa é que o trânsito volte a fluir normalmente na região a partir das 22 horas.
Em Vila Velha, será necessária a interdição de toda a Avenida Carlos Lindenberg, entre outras vias, segundo a administração municipal. Essas interdições começarão a partir das 18 horas do sábado (6) e serão realizadas pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária nos seguintes pontos:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta