Em um ato de fé e devoção, devotos de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, vão percorrer cerca de 635 quilômetros em 14 romarias previstas durante a Festa da Penha 2025, no período de 20 a 28 de abril.
Em percursos que serão feitos a pé, a cavalo, de moto, de bicicleta e até em embarcações, os grupos vão trilhar caminhos que, somados, se assemelham à distância do Convento da Penha, em Vila Velha, até o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, uma viagem de pouco mais de 700 quilômetros.
A distância calculada dentro do Estado considera os trajetos feitos pelas romarias que vêm do interior, das Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus, em direção ao Convento.
Entre as romarias realizadas nas proximidades da cidade canela-verde, a dos Cavaleiros é a que percorre o maior trajeto: são quase 85 km cavalgados pelos fiéis que saem de suas casas, encontram-se no viaduto da Avenida Carlos Lindenberg e seguem em direção ao Parque da Prainha. A cavalgada vai abrir as romarias da festa, no próximo dia 20, domingo de Páscoa.
Já a Romaria dos Homens, que reúne famílias saindo da Catedral Metropolitana de Vitória, no Centro da Capital, em direção ao Parque da Prainha, completa uma distância de 14 km. O caminho é todo feito a pé pelos fiéis, que carregam velas em homenagem à Nossa Senhora da Penha e, acompanhados da imagem da santa, vão rezando e cantando até o destino. A peregrinação será no sábado, dia 26 de abril.
“A Romaria dos Homens é mais do que uma caminhada de fé. É um encontro de corações que batem no mesmo compasso da devoção a Nossa Senhora da Penha. A expectativa é grande, e a emoção se renova ao vermos não apenas os homens, mas famílias inteiras caminhando juntas, testemunhando que a fé é um elo que atravessa gerações. Para os fiéis, cada passo é uma entrega, uma súplica, um agradecimento. E, ao final dessa caminhada, o verdadeiro destino não é apenas o ponto de chegada, mas a transformação”, projeta o padre Renato Criste, da Arquidiocese de Vitória.
Outro trajeto previsto é o da Moto Romaria organizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com saída do Parque de Exposições de Viana em direção à Prainha pela BR 101. A Moto Romaria será no domingo, dia 27, penúltimo dia do Oitavário, e vai passar por municípios como Viana, Cariacica, Vitória e Vila Velha, completando um trajeto de 37km.
Já a Romaria dos Ciclistas vai sair de dois pontos, com um grupo partindo de Cobilândia, em Vila Velha, e outro de Camburi, em Vitória. A pedalada de Vila Velha vai somar quase 9km, enquanto aqueles que saem da Capital vão percorrer cerca de 13km para o Parque da Prainha.
➥ Romaria dos Cavaleiros - 20 de abril (domingo)
17h – Concentração na Av. Carlos Lindenberg, Viaduto Alfredo Copolillo
18h – Saída em direção ao Parque da Prainha
➥ Romaria dos Militares - 25 de abril (sexta-feira)
14h – Saída da Eames em direção ao Convento da Penha
➥ Romaria das Pessoas com Deficiência - 26 de abril (sábado)
8h – Saída do Santuário de Vila Velha até a Igreja do Rosário
➥ Romaria dos Adolescentes - 26 de abril (sábado)
9h – Concentração no Parque da Prainha
10h – Subida para o campinho do Convento
11h – Missa de Encerramento da Romaria
➥ Romaria dos Homens - 26 de abril (sábado)
18h – Missa de Envio na Catedral de Vitória
19h – Bênção de Envio aos romeiros
23h – Missa de Encerramento no Parque da Prainha
➥ Romaria da Diocese de São Mateus - 26 de abril (sábado)
8h – Missa no Campinho do Convento
➥ Romaria da Diocese de Cachoeiro - 26 de abril (sábado)
16h – Missa no Campinho do Convento
➥ Romaria da Diocese de Colatina - 27 de abril (domingo)
9h – Missa no Campinho do Convento
➥ Remaria - 27 de abril (domingo)
7h30 – Concentração na Praia do Ribeiro (Praia da Costa)
8h – Saída da Praia do Ribeiro para a Prainha de Vila Velha
➥ Romaria das Mulheres - 27 de abril (domingo)
15h30 – Saída do Santuário de Vila Velha para o Parque da Prainha
➥ Moto Romaria - 27 de abril (domingo)
8h – Concentração no Parque de Exposição de Viana
9h – Saída em direção ao Parque da Prainha (trajeto pela BR 101)
➥ Romaria dos Conguistas - 28 de abril (segunda-feira)
8h – Saída do portão do Convento da Penha
➥ Romaria dos Ciclistas de Vila Velha - 28 de abril (segunda-feira)
8h – Saída da Praça Sebastião Cibien, Cobilândia, em direção ao Parque da Prainha
➥ Romaria dos Ciclistas de Vitória - 28 de abril (segunda-feira)
7h – Saída no Atlântica Parque, final da Orla de Camburi, em Vitória, em direção ao Parque da Prainha
Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, a 455ª Festa da Penha é realizada em meio ao Jubileu da Igreja Católica, que convida os fiéis a redescobrirem a esperança e espalhá-la.
Ao longo dos nove dias de celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo, contando com a instalação do terço gigante no dia 19 de abril, estão previstas 52 missas e 14 romarias. A estimativa é reunir milhares de fiéis entre 20 e 28 de abril no maior evento religioso do Estado e terceiro maior do Brasil. A programação completa será divulgada em breve, mas já prevê show do Padre Reginaldo Manzotti após a missa de encerramento, como destaca a organização.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta