Além da preocupação com alagamentos, 14 cidades do Espírito Santo têm alerta para risco de deslizamento de terras. Os avisos foram emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desestres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e as informações foram divulgadas pela Defesa Civil Estadual. A cidade em maior situação de perigo é Fundão, que apresenta um risco alto, de acordo com o Cemaden.
Os municípios abrangidos pelo alerta são das regiões do Caparaó, Grande Vitória, Noroeste, Serrana, e Litoral Norte do Estado (confira abaixo quais são).
O tenente-coronel Carlos Wagner, do Corpo de Bombeiros, explicou que a população capixaba precisa ter ciência dos perigos que está vivendo nesse momento de chuva e ficar atenta aos sinais de que pode estar em uma área de risco. É preciso observar se portas e janelas começaram a emperrar ao abrir e fechar, se trincas apareceram pelas paredes da casa ou em muros da residência, se árvores caíram no quintal ou se solo está rachando, por exemplo.
"Essas são algumas características de que a estrutura do terreno está abalada. Caso percebam alguns desses sinais, é preciso entrar em contato com a Defesa Civil da sua área e pedir uma inspeção. Enquanto isso, o morador deve procurar um local seguro para ficar abrigado com a família, porque o mais importante nesse momento é cuidar da nossa vida, que é nosso bem mais precioso", alertou.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta