Um aplicativo para celulares tem aproximado ainda mais a comunidade de Jardim Camburi, em Vitória, da polícia. O aplicativo foi desenvolvido por um morador do próprio bairro e nomeado como Rede Comunidade Segura. Com o novo mecanismo, a velocidade das denúncias de crimes na região tornam-se mais rápidas e geram maior sensação de segurança.
O administrador Charlei Munaldi, que tem uma padaria no bairro, faz uso constante da novidade e sempre que nota uma atividade suspeita, aciona o aplicativo.
"Qualquer coisa que verificamos, um veículo muito tempo parado ou uma pessoa que desconfiamos, pedimos que eles (polícia) passem para averiguar, e eles passam. Nós comunicamos diretamente para eles lá no departamento", explicou.
O aplicativo vai além da comunicação. Ele reúne diversas funcionalidades, como funções para emergências, contato direto com o Destacamento de Polícia Militar do bairro, entre outras.
"Esse projeto é de suma importância para nós porque ele visa principalmente em encurtar a demanda da sociedade e o recurso operacional que temos disponível para justamente atendê-la. Além de outras ferramentas de consulta que o cidadão tem ao alcance das mãos", disse o major Gustavo de Souza, da Polícia Militar.
Além do aplicativo, os condomínios e edifícios que aderam ao programa são identificados com um selo visível e que indica que o imóvel é monitorado pela Polícia Militar constantemente.
O aplicativo está em funcionamento há cerca de um mês e em breve deve também cobrir os bairros Mata da Praia e Jardim da Penha
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta