Após uma substância tóxica ser encontrada em duas garrafas da Belorizontina, da Backer, em Minas Gerais, pelo menos três redes de supermercados que atuam no Espírito Santo (Carone, Perim e Sam's Club) recolheram os produtos da marca que estavam em suas prateleiras no Estado.
As garrafas dos estoques não fazem parte dos lotes que apresentaram problema, mas as empresas optaram por fazer a retirada por precaução.
"Retiramos quando saiu a primeira notícia. Qualquer coisa que possa ter um indício de problema de segurança alimentar ou algo parecido, primeiramente tomamos a providência de retirar da mão do consumidor o produto para não ter nenhum problema, seja relacionado à saúde ou fiscal", explicou o diretor comercial do Carone, Vanderlei Martins.
Um laudo da Polícia Civil de Minas Gerais, divulgado nesta quinta-feira (9), apontou a presença da substância dietilenoglicol em garrafas da cerveja Belorizontina, da marca Backer, produzida na capital mineira. A polícia investiga se a substância está relacionada com a morte de uma pessoa e com a internação de outras sete na Grande Belo Horizonte.
A análise foi feita em garrafas da bebida recolhidas nas residências de pessoas contaminadas em Minas Gerais. O diretor do Carone destacou que não tem registro da substância nas garrafas comercializadas no Espírito Santo e que a medida da empresa foi tomada por segurança. "Primeiro, retiramos o produto de circulação e depois analisamos o que aconteceu. Ainda não se sabe o que ocorreu porque o produto alimentar pode sofrer intempéries de todo jeito", reforçou Vanderlei.
A reportagem ligou para a rede Perim, que confirmou também ter retirado a Belorizontina das prateleiras. O Sam's Club, por nota, relatou que fez o recolhimento de todas as unidades da cerveja que estavam na área de vendas.
A própria polícia mineira informou que o laudo ainda é preliminar e que não há como confirmar se a Backer tem responsabilidade pelo caso. A Backer foi procurada por A Gazeta e disse que a substância dietilenoglicol não faz parte de nenhuma etapa do processo de fabricação de seus produtos, inclusive da Belorizontina. Reiterou que colabora com as autoridades e que se solidariza com as famílias envolvidas. A cervejaria informou que os lotes L1-1348 e L2-1348 serão recolhidos diretamente nos domicílios dos consumidores, em horário agendado. Para isso, os clientes devem ligar para o telefone (31) 99536-4042, exclusivo para esse procedimento.
"A cervejaria aguarda a conclusão das investigações e reforça seu compromisso com a qualidade dos seus produtos", concluiu a Backer em nota enviada para A Gazeta
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