O Sambão do Povo vai se transformar, mais uma vez, no palco do grande espetáculo da maior festa popular do Brasil. São sete agremiações em busca do título de campeã do Carnaval de Vitória 2020, a partir das 22 horas.
Neste sábado (15), serão retratadas as histórias dos Franciscos da humanidade, com a Piedade; a dos africanos contadores de histórias, com a Jucutuquara; e a dos índios capixabas, com a MUG. A Boa Vista fará homenagem aos músicos do Estado; a Novo Império vai retratar o universo infantil; a Imperatriz do Forte mostrará a Rota Imperial São Pedro Dalcântara, enquanto a São Torquato vai levar a ilusão e a magia à passarela. Confira a ordem do desfiles:
A primeira escola a desfilar, a Unidos da Piedade, que vai defender o enredo "Francisco's", que homenageia homens com esse nome que marcaram e ainda marcam a história do Brasil e do mundo.
Segunda escola a desfilar, a Jucutuquara vai ressaltar os feitos dos negros contadores de história, resgatando a tradição da oralidade na África Ocidental, onde os anciãos relatavam para os mais jovens os feitos e as conquistas de um povo.
A MUG, com as suas tradicionais cores vermelho e branco, será a terceira escola a desfilar, e vai levar para o Sambão o enredo "Oby: O Imaculado Santuário das Lendas", que mostra a necessidade de colocar o índio como dono e soberano da terra, exaltando sua cultura e crenças.
A escola, que é a atual campeã do Carnaval de Vitória, vai celebrar a música capixaba. Com o enredo "O voo da Águia anuncia: A festa é boa, pode chegar. Ao som de uma linda sinfonia, a música capixaba celebrar!", a campeã de 2019 homenageia músicos e ritmos que são a cara do Espírito Santo.
A escola será a quinta passar pelo Sambão do Povo com o enredo "O Be-a-bá dos Guris: Uma Lição para Todos", criado para celebrar os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
No desfile deste ano, a Imperatriz do Forte vai defender o enredo "Das terras de Vila Rica à Vila Nova do Espírito Santo: Imperatriz engalanada apresenta a rota imperial de São Pedro DAlcântara. Ele é inspirado na rota imperial, percurso inaugurado em 1816 para ligar Vitória a Ouro Preto, em Minas Gerais.
A última escola a desfilar, a Independentes de São Torquato, com as cores vermelho e branco, vai levar O Portal das Ilusões para a avenida. A escola vai abordar tudo aquilo que mexe com o imaginário do folião, mostrando que a vida é feita de sonhos e da busca pela felicidade, seja ela real ou não.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta