Onze cidades do Espírito Santo acumularam mais de 100 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, de acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), no final da tarde desta segunda-feira (2). Os municípios de Fundão e Vila Velha, na Grande Vitória, aparecem no topo da lista, com 272 mm e 199 mm, respectivamente.
As fortes chuvas, no entanto, foram muito além da Região Metropolitana e atingiram cidades de Norte a Sul do Estado. Em muitas delas, as pessoas sofreram com casas e ruas alagadas. O caso mais grave aconteceu em Cariacica, onde um homem morreu após tentar salvar um amigo que estava ilhado. Por lá, o acumulado chegou a 115 mm.
Cada milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado. Para ficar mais claro, basta imaginar um quadrado de um metro por um metro, com um litro de água dentro o volume será exatamente o necessário para que a água atinja a marca de um milímetro. Para medir a quantidade de chuva em cidades grandes, são espalhados diversos equipamentos chamados pluviômetros.
De acordo com a meteorologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para considerar o impacto de uma chuva também é necessário analisar o período que ela durou. Isso, porque uma chuva de 100 mm ao longo de um dia inteiro tende a ser menos prejudicial que uma concentrada em apenas 2 horas, por exemplo.
Também de acordo com o boletim da Defesa Civil, as fortes chuvas dos últimos dias tiraram 457 pessoas das respectivas casas. Ao todo, são 312 desalojados e 145 desabrigados em oito cidades: Fundão, Marechal Floriano, Pancas, Vila Velha, Guarapari, Viana, Alfredo Chaves e Apiacá.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta