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Ciclovia, bloqueio e mais faixas: o novo trânsito na Leitão da Silva

Ciclovia, bloqueio e mais faixas: o novo trânsito na Leitão da Silva

A nova avenida tem previsão de entrega para novembro, quando devem ocorrer mudanças permanentes no trânsito

Publicado em 27 de agosto de 2019 às 18:14

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Última etapa de obras na Avenida Leitão da Silva vai até o mês de novembro. (Eduardo Dias)

A obra na Avenida Leitão da Silva, que se arrasta desde 2014, entra na etapa final. Prevista para ser entregue em novembro deste ano, a avenida terá mudanças no trânsito, de forma permanente:

- Novos canteiros centrais

- Ciclovia

- Nova rota de acesso para a Avenida Rio Branco

- Fim das vagas de estacionamento*

* A obra, que será entregue em novembro, de acordo com o diretor-feral do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER), Luiz César Maretto, não contempla estacionamento, de ponta a ponta da Leitão da Silva. No entanto, Maretto diz que a criação de vagas para veículos pode ser discutida após o fim da obra

"Tem estacionamento? Não tem. O que está no projeto é sem. Isso vai ser uma condição de debate depois da obra pronta, que eu não vejo problema nenhum fazer com os empresários e com a sociedade em modo geral", reforçou o diretor do DER, ainda sobre a ausência de estacionamento na nova Leitão da Silva.

NOVAS FAIXAS E CICLOVIA

A construção de novos canteiros centrais e ciclovia já foi iniciada no trecho entre a Avenida César Hilal e Avenida Beira-Mar.

Todo o trecho no sentido Avenida Beira-Mar terá três faixas para veículos, segundo Maretto. Atualmente, o trecho entre as ruas Henrique Rosetti e Coronel Schwab Filho tem apenas duas faixas (e será ampliado).

Avenida terá ciclovia, novas faixas, mas será entregue sem vagas de estacionamento. (Eduardo Dias)

No sentido contrário, para quem sai da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes e acessa a Leitão da Silva, a avenida só terá três faixas entre a rua Neves Armond e a avenida César Hilal. O trecho entre a Nossa Senhora dos Navegantes e a rua Neves Armond terá apenas duas pistas e não terá estacionamento.

Com as obras iniciadas no último sábado (24), as faixas da esquerda nos dois sentidos estão parcialmente bloqueadas e foi iniciada a retirada do canteiro central. Luiz César Maretto explicou que as pistas serão liberadas gradualmente, à medida que as obras avançarem.

NOVO ACESSO PARA SANTA LÚCIA

Os motoristas que passam pelo na Avenida Leitão da Silva no sentido Beira-Mar terão uma nova alternativa para fazer o retorno e seguir para Avenida Rio Branco, em Santa Lúcia.

Uma abertura de passagem lateral, para mudança de faixa de rodagem — a famosa "agulha — será criada na pista da esquerda, na altura da Escola Paes Barreto. Os motoristas poderão cruzar a Leitão da Silva, acessar a Rua Elias Tomasi Sobrinho, que passa em frente ao colégio Leonardo da Vinci, e chegar à Avenida Rio Branco.

Já a "agulha" que existe no sentido oposto, para quem sai da Leitão da Silva e entra na rua Carlos Alves, será extinta.

"O motorista vai entrar à direita onde já está feito, vai até a Rio Branco e volta saindo pela Rio Branco", explicou Maretto.

Agulha de acesso para a rua Carlos Alves será extinta. (Google Street View)

ROTATÓRIA NA AVENIDA RIO BRANCO SERÁ EXTINTA

Outra mudança é a extinção de uma rotatória no trecho final da Avenida Rio Branco, em direção à Leitão da Silva, em frente a um supermercado do bairro Santa Lúcia. O diretor-geral do DER, Luiz César Maretto, explicou que esse trecho da Rio Branco, em frente ao supermercado, terá quatro faixas em direção à Leitão da Silva.

Rotatória que será extinta da Avenida Rio Branco, em Santa Lúcia. (Google Street View)

Com o fim dessa rotatória na Rio Branco, os motoristas que passarem pela Rua Elias Tomasi Sobrinho, em frente ao colégio Leonardo da Vinci, entrarão à direita no sentido Reta da Penha, ou à esquerda no sentido Leitão da Silva.

PONTO A PONTO COMO FICA A NOVA CONFIGURAÇÃO DO TRÂNSITO

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