> >
Cinema, academia e consultório: os cuidados em época de coronavírus

Cinema, academia e consultório: os cuidados em época de coronavírus

Especialistas explicaram os cuidados que as pessoas devem adotar foram de casa nos espaços públicos

Publicado em 14 de março de 2020 às 09:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
 Mulher com sintomas de coronavírus. Freepik. (Freepik)

Com a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que o novo coronavírus passou do estágio de epidemia para pandemia, a confirmação de dois casos da doença no Espírito Santo e outros em apuração, surgem diversas dúvidas sobre as formas de prevenção no dia a dia do capixaba.

Pneumologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a capixaba Margareth Dalcolmo disse que o pico da doença deve acontecer em um mês. Procurados por A Gazeta, especialistas explicaram os cuidados que as pessoas devem adotar fora de casa nos espaços públicos como praças, escolas, ou em áreas privadas como cinema, academia, consultórios médicos.

Cinema, academia e consultório - os cuidados em época de coronavírus

Para o médico infectologista Crispim Cerutti Junior, neste momento, o ideal seria não frequentar locais que resultem na aglomeração de pessoas. Na avaliação dele, se não houver opção, é preciso que sejam redobrados os cuidados com a higiene pessoal e a higiene respiratória, como proteger a face quando tossir, espirrar e evitar contato físico com as pessoas.

“Estamos numa fase em que aglomerados devem ser evitados a todo custo. Se não for absolutamente necessário do ponto de vista profissional ou como prática cotidiana, como estudo, qualquer aglomerado deveria ser repensado. As pessoas podem ficar algum tempo sem ir ao cinema. A academia pode ser substituída por exercício ao ar livre. No caso do consultório, a biossegurança desses locais é de responsabilidade do profissional de saúde", disse Crispim.

Já a médica infectologista Rúbia Miossi lembra que não há qualquer restrição no Espírito Santo para participar de nenhuma atividade que seja coletiva como cinema, escola ou academia. No entanto, ela alerta que as pessoas que apresentam sintomas de gripe devem evitar locais de grande aglomeração.

Aspas de citação

Para fazer essas atividades com segurança, é bom evitar ficar tocando nas outras pessoas. As academias têm álcool spray. Antes de usar o aparelho, molhe o papel toalha com álcool e esfregue nas superfícies dos aparelhos, mantenha suas mãos limpas e use sua própria toalha. Se estiver gripado, não frequente nenhum desses lugares, fique em casa

Rúbia Miossi
Médica infectologista
Aspas de citação
 Mãos sendo lavadas. Maneira de prevenir o coronavírus - Editoria: Cidades . (Vitor Jubini)

COMO PREVENIR

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

  • Na academia, usar álcool para limpar os aparelhos antes do uso;
  • Usar a própria toalha ao praticar os exercícios;
  • No cinema, evite tocar nas outras pessoas;
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
  • Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
  • Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais