> >
Como saber se o bloco de carnaval que eu vou é legalizado?

Como saber se o bloco de carnaval que eu vou é legalizado?

Entre as vítimas de roubos e agressões no bloco clandestino no Triângulo, muitas delas sequer sabiam que a festividade não era legalizada. A reportagem conversou com os órgãos competentes, que deram dicas de como identificar se um bloco é legal ou não

Publicado em 5 de fevereiro de 2020 às 21:28

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Bloco Regional da Nair desfilando na Avenida Beira Mar, no Centro de Vitória, durante o carnaval 2018. (Bernardo Coutinho)

Os transtornos e cenas de espancamentos coletivos que aconteceram no último sábado (1), durante um bloco clandestino de pré-carnaval no Triângulo, na Praia do Canto, em Vitória, ainda estão na memória dos capixabas. Entre as vítimas de roubos e agressões, muitas delas sequer sabiam que a festividade não era legalizada. A reportagem conversou com os órgãos competentes, que deram dicas de como identificar se um bloco é legal ou não.

O secretário Municipal de Segurança Urbana Fronzio Calheira explicou que a Secretaria de Cultura divulgará no site da Prefeitura de Vitória uma lista de blocos autorizados, com local data e horário, para que o folião possa identificar as festividades legalizadas e clandestinas. 

"Um evento autorizado sempre tem uma estrutura: tem interdição de via, guardas de trânsito e guardas comunitário, e dependendo do tamanho, pode ter banheiros químicos e apoio da polícia. Além disso, a festividade legalizada tem um responsável. A ilegal tem a possibilidade maior de dar problemas e violência porque muitas vezes o organizador é até um traficante com o interesse de vender drogas", afirmou.

Já a Prefeitura da Serra informou por nota que o folião pode conferir os blocos legalizados no site da prefeitura. "Já temos os blocos autorizados, apenas os horários estão sendo confirmados. Os interessados em regularizar o bloco devem procurar a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer", informou a nota. 

Também procurada, a Prefeitura de Vila Velha informou que a relação dos Blocos de Carnaval autorizados pelo município estão disponíveis no portal da PMVV. E completou que o prazo para regularização dos blocos se encerrou no dia 21 de janeiro. 

"Para garantir a segurança dos participantes e o ordenamento da cidade, a prefeitura fez um planejamento em conjunto com Polícia Militar, no qual ficou estabelecido que seriam autorizados no máximo dois blocos por região, sendo dois na região do 4º Batalhão da Policia Militar, no Ibes, responsável pelo policiamento dos bairros das Regiões 1, 2, 3 e 4 da cidade, e outros dois na área da 13ª Cia. Independente, em Riviera da Barra, que cobre os bairros da Grande Terra Vermelha, incluindo a Barra do Jucu e Ponta da Fruta", explicou por nota. 

A prefeitura completou que três viaturas da Guarda Municipal vão atuar na organização do trânsito durante os percursos para o desfile de cada bloco. "Já a Policia Militar, ficará responsável pela segurança dos participantes, que ainda contará com o reforço da Comissão Interna de Fiscalização Integrada (Coifin) da PMVV, que reúne um grupo de agentes da Guarda Municipal e fiscais de Posturas, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Obras".

COMO FAÇO PARA REGULARIZAR UM BLOCO?

De acordo com o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, quem quer organizar um bloco legalizado tem que ficar atento à publicação do edital da Prefeitura de Vitória que define os critérios para uma festividade legal. "Para 2020, não dá mais tempo de organizar um bloco, mas para 2021 é necessário solicitar com 30 dias de antecedência", explicou. 

A Prefeitura de Vitória, completou que a inscrição de blocos para o Carnaval segue as determinações do Decreto Municipal 16.934/2017, que disciplina o desfile de blocos de rua na cidade de Vitória. 

"As inscrições podem ser feitas até 30 dias antes dos festejos. O bloco deve ser público, livre e gratuito, ficando vedada a utilização de grades, cordas e outros tipos de segregadores de público durante a realização do desfile. O trajeto, data e horário são sugeridos pelos blocos e definidos pela Comissão de Blocos. A Prefeitura de Vitória organiza os blocos de acordo com as solicitações visando a garantir a segurança, a organização, a diversão e a limpeza da cidade para foliões e moradores. Para o desfile de blocos em 2020, as inscrições foram até dia 17 de janeiro". 

BLOCOS REGULARIZADOS EM VITÓRIA

8 DE FEVEREIRO DE 2020 (SÁBADO)

9 DE FEVEREIRO DE 2020 (DOMINGO)

19 DE FEVEREIRO DE 2020 (QUARTA-FEIRA)

21 DE FEVEREIRO DE 2020 (SEXTA-FEIRA)

22 DE FEVEREIRO DE 2020 (SÁBADO)

23 DE FEVEREIRO DE 2020 (DOMINGO)

24 DE FEVEREIRO DE 2020 (SEGUNDA-FEIRA)

25 DE FEVEREIRO DE 2020 (TERÇA-FEIRA)

26 DE FEVEREIRO DE 2020 (QUARTA-FEIRA)

1º DE MARÇO DE 2020 (DOMINGO)

Data: 03/03/2019 - ES - Vitória - Foliões participando do Puta Bloco, que desfilou na Jerônimo Monteiro, Centro de Vitória, no Carnaval de Rua. (Vitor Jubini)

BLOCOS REGULARIZADOS EM VILA VELHA

8 DE FEVEREIRO DE 2020 (SÁBADO)

15 DE FEVEREIRO DE 2020 (SÁBADO)

16 DE FEVEREIRO DE 2020 (DOMINGO)

21 À 25 DE FEVEREIRO DE 2020 (SEXTA A TERÇA-FEIRA)

22 DE FEVEREIRO DE 2020 (SÁBADO)

22 E 24 DE FEVEREIRO DE 2020 (SÁBADO E SEGUNDA-FEIRA)

22 À 25 DE FEVEREIRO DE 2020 (SÁBADO À TERÇA)

23 À 25 DE FEVEREIRO DE 2020 (DOMINGO À TERÇA FEIRA)

23 E 25 DE FEVEREIRO DE 2020 (DOMINGO E TERÇA-FEIRA)

24 DE FEVEREIRO DE 2020 (SEGUNDA-FEIRA)

BLOCOS REGULARIZADOS NA SERRA

15 DE FEVEREIRO DE 2020 (SÁBADO)

21 DE FEVEREIRO DE 2020 (SEXTA-FEIRA)

22 DE FEVEREIRO DE 2020 (SÁBADO)

23 DE FEVEREIRO DE 2020 (DOMINGO)

24 DE FEVEREIRO DE 2020 (SEGUNDA-FEIRA)

25 DE FEVEREIRO DE 2020 (TERÇA-FEIRA)

29 DE FEVEREIRO DE 2020 (SÁBADO)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais