Sem a garantia de quase R$ 200 milhões para a conclusão dos serviços, o Contorno do Mestre Álvaro pode se tornar mais uma obra rodoviária, a exemplo das BRs 101 e 262, que se arrasta por anos a fio no Estado, causando prejuízos e emperrando o desenvolvimento. A implantação da rodovia, que tem como objetivo reduzir o tráfego pesado da 101, entre Carapina e o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Serra, começou este ano, mas apenas com um terço do seu valor em caixa.
O custo total do Contorno é estimado em R$ 290 milhões e, quando foi dada a ordem de serviço em maio, somente R$ 100 milhões foram assegurados pelo governo federal. Pelo cronograma, esse recurso é suficiente para as etapas da obra até dezembro.
As incertezas no cenário nacional, com cortes no orçamento em diversas áreas, acenderam um sinal de alerta no governo do Estado e na Prefeitura da Serra sobre os riscos de não haver prosseguimento da obra em 2020.
O governador Renato Casagrande afirmou, por meio da assessoria, que já está se articulando junto à bancada federal em busca dos investimentos da União para o próximo ano. "Inclusive, nesta segunda-feira (19), Casagrande entrou em contato com o deputado federal Josias da Vitória, coordenador da bancada capixaba, para se alinharem", informa a nota.
Já o prefeito Audifax Barcelos disse que vai enviar um ofício ao Ministério de Infraestrutura e ao presidente Jair Bolsonaro solicitando que seja disponibilizado o restante do valor para 2020.
"A obra está andando melhor do que prevíamos. Já foram realizados 10 quilômetros de terraplanagem até agora, com trabalho sendo realizado de segunda-feira a sábado. Até dezembro devem terminam a terraplanagem em todo o trecho. Porém, o que nos preocupa é a disponibilidade financeira para janeiro. Não tem como continuar os trabalhos, e a obra ser entregue na data prevista, se o dinheiro da União não vier", pontuou o prefeito.
VIADUTOS
O desvio na BR 101, do km 249 no bairro Belvedere, perto de posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), até o km 275, próximo ao condomínio Alphaville Jacuhy, terá 18,9 quilômetros de pista dupla. A nova via não terá semáforos e os cruzamentos serão formados com viadutos, para dar mais agilidade ao trânsito. Além de um viaduto em cada ponto de entrada da rodovia, o trecho de quase 19 quilômetros terá outros cinco cruzamentos elevados e 30 metros de largura.
A previsão é de que todo o Contorno do Mestre Álvaro esteja pronto em três anos. O contrato para a construção foi assinado em 2014, mas teve sucessivos atrasos devido a pendências no Tribunal de Contas da União (TCU), desapropriações e pelo atraso do licenciamento ambiental.
"Essa obra vai salvar vidas. Vamos diminuir o trânsito dentro da cidade em até 33% e também vai melhorar o deslocamento das pessoas de ônibus, dando fluidez à BR 101. Além disso, essa estrada levará desenvolvimento econômico e social para a região da Serra-Sede, Belvedere e bairros vizinhos. São mais de 100 mil habitantes beneficiados. Haverá investimentos de indústrias, setor de logística e dará valor à região por onde passar", estima Audifax.
A reportagem entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão responsável pela execução da obra, mas não obteve retorno.
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