> >
Coronavírus: Vitória decreta situação de emergência

Coronavírus: Vitória decreta situação de emergência

Apesar de não ter nenhum caso de infecção do vírus confirmado na cidade, a Prefeitura de Vitória declarou situação de emergência como forma de evitar disseminação da doença

Publicado em 13 de março de 2020 às 18:56

Decreto foi publicado nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial do município Crédito: Fábio Vicentini/Arquivo

Apesar de não ter nenhum caso confirmado de coronavírus no município, a Prefeitura de Vitória decretou situação de emergência de saúde pública. A medida foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (13).

O decreto, segundo a Prefeitura, se deve ao avanço do vírus no mundo, classificado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O prefeito Luciano Rezende disse que o objetivo é evitar a disseminação da doença no município. 

"Apesar de hoje, dia 13 de março de 2020, nós não termos nenhum caso ainda registrado em Vitória, mas, devido ao comportamento da pandemia, o decreto de emergência me permite tomar medidas administrativas desde agora para enfrentar a pandemia e diminuir a circulação do vírus. É muito importante que a circulação do vírus seja a menor possível, porque, quanto menos pessoas infectadas, menos casos graves nós teremos, que é o que preocupa"

Luciano Rezende

Prefeito de Vitória

Com a situação de emergência, fica dispensada a licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento do coronavírus,. Além disso, algumas medidas poderão ser adotadas de forma compulsória como:

  • exames médicos;
  • testes laboratoriais;
  • coleta de amostras clínicas;
  • vacinação e outras medidas profiláticas;
  • tratamentos médicos específicos

Até o início da noite desta sexta-feira,  dois casos de coronavírus haviam sido confirmados no Espírito Santo, ambos no município de Vila Velha.  Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, 39 casos estavam sob investigação e 48 já foram descartados. 

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais