O Ministério da Saúde, do Governo Federal, ainda não repassou as doses da vacina pentavalente que protege crianças de cinco doenças bacterianas como meningite, tétano, difteria, coqueluche e hepatite B para os Estados. A vacina está em falta em postos de saúde de todo o Brasil, inclusive em Vitória, que aguarda o repasse.
A última remessa sofreu uma interrupção e foi recebida apenas em novembro de 2019 na Capital. A promessa do Governo, desta vez, é de que a distribuição de vacinas deve normalizar em fevereiro.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), a cobertura vacinal de Vitória é de 84,49% um percentual maior que os municípios vizinhos. A vacina é um imunobiológico disponibilizado exclusivamente pelo Ministério da Saúde (MS) aos Estados e as secretarias estaduais de Saúde são as responsáveis pela sua distribuição.
A promessa do Governo Federal é de normalizar a distribuição ainda em fevereiro, e para isso aguarda a liberação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 880 mil doses que esperam pela avaliação da agência reguladora.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta