Um novo meio de transporte por aplicativo chega em Vitória, capital do Espírito Santo, e já começa a atuar nesta quarta-feira (28). Conhecido popularmente e muito utilizado na Tailândia, Índia e Vietnã, o tuk-tuk poderá ser acionado por aplicativo e utilizado por até duas pessoas além do motorista por vez.
Segundo informou a Uber e Movida empresas parceiras que lançaram o serviço, aproximadamente 20 tuk-tuks vão circular na Capital nesta primeira fase, e este número pode aumentar de acordo com a demanda. Neste primeiro momento, o transporte funcionará somente em quatro bairros:
De acordo com as empresas que apostam no novo transporte, o preço será flexível e mais barato do que o UberX.
Para pedir uma viagem com o tuk-tuk não é necessário baixar nenhum outro aplicativo, basta usar a mesma conta Uber, já utilizada para solicitar viagens de carro, e garantir que o aplicativo esteja atualizado. Para novos usuários, é necessário baixar o aplicativo da Uber e se cadastrar na plataforma.
Assim como nas viagens de UberX, os usuários poderão optar se querem pagar pelas viagens direto pelo aplicativo ou com dinheiro.
Não. O passageiro só conseguiá acionar o tuk-tuk quando a área de embarque e de desembarque for dentro da área de atuação do transporte, que inicialmente, abrange quatro bairros: Mata da Praia, Jardim da Penha, Santa Lúcia e Santa Helena
De acordo com Silva Penna, gerente de operações da Uber no Brasil, neste primeiro momento as viagens serão concentradas nas orlas de Vitória. Se locomover de tuk-tuk será mais barato do que viajar de carro. O nosso objetivo é oferecer mais opções na nossa plataforma para que as pessoas escolham nesse momento se querem viajar de carro ou de tuk-tuk", afirmou.
A iniciativa é uma parceria da Uber com a Movida. A locadora trouxe os veículos para o Brasil e os disponibilizará para aluguel aos motoristas interessados em dirigir na plataforma.
Para o motorista interessado em dirigir um tuk-tuk, basta ir até uma loja da Movida em Vitória e fazer a solicitação. É necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A ou AB. Depois da análise dos documentos, a aprovação sai em menos de 24 horas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta