O governo do Espírito Santo pretende ampliar com mais uma faixa de cada lado e construir um túnel na Reta do Aeroporto, que liga a Avenida Fernando Ferrari , em Vitória, à BR 101 em Carapina, na Serra. O projeto já existe, mas só deve ser implementado depois que a via for estadualizada.
Atualmente, a Reta do Aeroporto é o percurso do quilômetro 0 ao quilômetro 2,9 da BR 101, indo da frente do antigo aeroporto de Vitória até o trevo de Carapina, sendo de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A informação é do titular da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), secretário Fábio Damasceno. "O objetivo é aumentar o fluxo de veículos em 40% quando terminarmos as obras. Mas antes disso, é preciso que o trecho passe para a administração estadual, o que ainda não tem previsão para se concretizar", explicou.
Na quinta-feira (24), o Diário Oficial da União, publicou portaria informando a criação de uma comissão composta por membros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) para realizar um inventário de toda a Reta do Aeroporto. Após esse estudo com informações de trechos, semáforos, topografia e tamanho a via finalmente será entregue ao Estado. No entanto, ainda não há prazo para que isso termine.
Além de mais uma faixa em cada sentido, também deve ser retirado o conjunto semafórico em frente ao Vitória Apart Hospital, acesso ao Bairro de Fátima, na Serra. O recurso utilizado será um túnel. "O túnel deve ficar um pouco depois do hospital, já na descida, de quem vai no sentido Serra-Vitória. Em cima será a rodovia e embaixo do acesso para Bairro de Fátima e retorno", detalhou o secretário. Segundo ele, já há projeto para a obra de melhoria da via.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta