Já olhou para o céu nesta noite de segunda-feira (9)? Lá está a poderosa superlua, fenômeno que pode ser explicado como o momento em que o astro, na fase cheia, encontra-se na posição mais próxima da Terra, no ponto chamado de perigeu. Apesar de poder se estender por cerca de dois dias, o horário em que a lua esteve mais perto do planeta foi às 14h48 desta segunda-feira (09).
Segundo o astrônomo especialista em ciência espacial do Observatório Nacional e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), também coordenador do projeto científico Exoss, Marcelo De Cicco, o nome superlua é uma aplicação popular que indica o fato de o astro ficar um pouco mais brilhante. Apesar disso, para notar isso com clareza a pessoa precisa ser extremamente detalhista, comentou.
O fenômeno pode ser percebido em qualquer ponto da Terra. Neste ano isso se repetirá três vezes. Em alguns anos é mais frequente, em outros menos. Apesar de o melhor horário ter sido nesta tarde, a lua vai se afastando devagar. Durante cerca de dois dias ela ainda está próxima do perigeu, finalizou.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta