Durante o lançamento de projetos e programas na área de ciência, tecnologia e inovação, realizado em evento no Palácio Anchieta, nesta terça-feira (10), a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional, Cristina Engel, informou que a Fábrica de Ideias, localizada em Vitória, terá um de seus espaços destinado a empresas e projetos de inovação.
Cristina explica a escolha do espaço como centro de desenvolvimento para o setor. "Tanto em termos de infraestrutura, ela (Fábrica de Ideias) é extremamente adequada, como é capaz de promover uma melhoria no seu entorno. É um fundamental instrumento nas metas que temos em termos de governo e inovação", destacou.
Segundo a secretária, já existe um recurso de R$ 13 milhões reservado para investimentos no local, que hoje está sendo utilizado parcialmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
"Vamos investir cerca de R$ 13 milhões para o término da construção, para a preparação dos locais para receber os grupos inovadores. E tem todo um programa por trás de como selecionar as equipes para ocupar e como vão ocupar o local", disse.
Sobre o imóvel pertencer à Prefeitura de Vitória, a secretária afirmou que não é ideia do governo assumir o espaço, mas sim, tê-lo como um espaço de integração.
"A todo momento estamos falando e agindo de forma que se tenha a integração entre os órgãos, instituições e empreendedores. Isso não é só conversa, é uma realidade. A Fábrica (de Ideias) permanece como sendo de propriedade da prefeitura, permanece com o Ifes, que tem uma atuação muito importante lá, só que vamos incrementar colocando outras instituições e formas de produção de inovação no local, destacou.
O prazo para criação do espaço não foi informado. Segundo Cristina, o edital de licitação do projeto ainda será preparado.
O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Leonardo Krohling, afirmou que o investimento é positivo para o setor na cidade.
"Nos faz muito satisfeitos. É uma conversa que já estava sendo feita entre as secretarias para que isso acontecesse e o governo do Estado passasse também a fazer parte da Fábrica de Ideias. Para que a gente possa aumentar a área existente e receber mais ativos no campo da inovação e tecnologia", disse.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta