Os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e de São Paulo, João Doria (PSDB), assinaram um acordo para a troca de informações entre os órgãos ambientais dos Estados. Farão o compartilhamento de atividades a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Segundo Casagrande, o órgão paulista vai ajudar a acompanhar as metas estabelecidas no Termo de Compromisso Ambiental assinado pela Vale e pela ArcelorMittal.
O termo, assinado em setembro do ano passado pelas empresas, pelo governo, pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público Federal, estipula objetivos a serem cumpridos pelas empresas instaladas na Ponta de Tubarão, entre Vitória e Serra. No documento, Vale e Arcelor se comprometem a cumprir 195 metas a curto, médio e longo prazo, até 2023.
O governador capixaba afirmou que a companhia paulista vai auxiliar o órgão capixaba a monitorar se as metas estão sendo cumpridas ou não. E que, além disso, a troca de experiências deve incluir mecanismos de controle da poluição ambiental.
"Nós assinamos um termo de compromisso ambiental. Nós, através dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, com a ArcelorMittal e a Vale, e a Cetesb vai nos ajudar a fazer o acompanhamento das metas estabelecidas nesse termo de compromisso ambiental. E nós também vamos, nessa troca de experiência técnica, com certeza, avançar com o Iema nos mecanismos de controle da poluição atmosférica", explicou.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Casagrande também confirmou a reativação do Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas, que funcionou de 2011 a 2014, mas que estava inativo. A partir daí, um plano estadual voltado às mudanças do clima poderá ser criado.
A assinatura aconteceu neste sábado (24), durante o 4º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, com governadores dos Estados que compõem as regiões.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta