Linhares, Vitória e Serra foram as cidades do Espírito Santo que registraram maior volume de chuvas nas últimas 24h, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual às 6h desta quinta-feira (21). Entre desabrigados e desalojados, 1.842 pessoas estão fora de suas casas por causa dos temporais que atingem o Estado há mais de uma semana.
Linhares foi a cidade onde mais choveu. Nesta na quarta-feira (20), o município do Norte do Espírito Santo registrou 102,60 milímetros. Em seguida vem Vitória, com 97,76 milímetros, e Serra, com 94,3.
O Espírito Santo continua em estágio de alerta. Quatro pessoas já morreram em virtude das chuvas no Estado - três por soterramento e uma por afogamento. Seis municípios capixabas decretaram situação de emergência: Alegre, no Sul do Estado; Cariacica e Viana, na Grande Vitória; Domingos Martins, Marechal Floriano e Santa Leopoldina, na região Serrana do Espírito Santo.
O último balanço divulgado pela Defesa Civil indica que a chuva está concentrada agora principalmente na Grande Vitória e no Norte do Espírito Santo.
O último relatório da Defesa Civil Estadual aponta ainda 16 municípios do Espírito Santo com alerta de risco para deslizamentos de terra. Os avisos foram emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desestres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Das 16 cidades, Fundão tem risco alto e os demais moderado. Veja abaixo a lista dessas 16 cidades:
A medida usada para medir o volume da chuva é em milímetros por metro quadrado. É só imaginar um quadrado de um metro por um metro com um litro de água dentro. O líquido vai subir até a marca de 1mm. Claramente falando, um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado. Por exemplo: se choveu 50mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.
O período da chuva também é importante. Chover 50 litros de água durante um dia inteiro pode ter um impacto menor do que chover a mesma quantidade de uma vez só, somente em uma hora. E como podemos medir a chuva em uma cidade grande? Equipamentos chamados de pluviômetros, que estão espalhados por vários pontos da cidade, vão indicar o quanto choveu - e, só então, esses dados vão permitir as comparações das quantidades de chuva por dia, mês e ano.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta