Com 26 casos de coronavírus (Covid-19) confirmados até este domingo (23), o Espírito Santo vai ampliar os pontos de vacinação contra a influenza. Atendendo a uma orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os municípios vão imunizar o público-alvo em escolas da rede municipal de ensino.
A coordenação do Programa de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa informou que está seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. Segundo o governo estadual, os municípios devem oferecer locais de vacinação amplos e ventilados e que não sejam restritos às unidades de saúde.
As pessoas com sintomas do Covid-19, ou com qualquer tipo de doença respiratória, gripes ou resfriados, mas que fazem parte do público-alvo da campanha, não saiam do isolamento e sigam mantendo o protocolo do Ministério da Saúde. A vacinação deverá ser buscada após o fim do isolamento, orienta a Sesa.
A Secretaria esclarece que as prefeituras foram orientadas a manter nos pontos de vacinação um supervisor capaz de identificar e acompanhar a presença de pessoas sintomáticas. Se alguém for localizado, vai receber máscara cirúrgica e será encaminhado a um local reservado, caso não apresente febre.
A coordenação orienta que todos os sintomáticos permaneçam em casa, no isolamento. É importante reforçar que pessoas com febre não poderão receber a vacina. A vacinação será adiada até a resolução do quadro, ressalta a secretaria, por nota.
Em Vitória, o morador fará o agendamento da vacinação no site da Prefeitura ou pelo aplicativo Vitória On-line. O serviço está disponível desde sábado (21) para idosos e trabalhadores da saúde. A estimativa é imunizar cerca de 124.700 pessoas até o dia 22 de maio. O primeiro lote das vacinas, porém, já foi totalmente agendado e o agendamento online dependerá da entrega de novos lotes.
A partir do dia 16 de abril, o sistema, além de abrir vagas para o primeiro grupo mencionado, também vai ofertar doses para professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A partir do dia 9 de maio, serão disponibilizados os agendamentos do terceiro grupo:
O público-alvo da campanha de vacinação contra a influenza que mora em Cariacica será imunizado, exclusivamente, em três escolas da rede municipal. Todas vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
As unidades de saúde de Morada de Santa Fé, Jardim América e Nova Rosa da Penha vão cumprir a rotina do calendário básico de vacinação que contempla as demais vacinas, das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira. Já no Pronto Atendimento de Bela Vista, estarão disponíveis vacinas contra a influenza, além da vacinação antirrábica.
Saiba onde vacinar no município:
Para evitar aglomerações nos locais de vacinação, a Secretaria de Saúde do município levará a dose da vacina até a casa de pessoas com mais de 60 anos, público-alvo da primeira etapa de imunização. A medida visa evitar que mais de 5 mil idosos saiam de suas residências.
As equipes sairão da Central Vianense de Vacinas e Medicamentos (ao lado do Detran, BR 101, Guaritas), às 07 horas. De acordo com a secretária de Saúde Jaqueline Junino, a medida faz parte das ações de prevenção ao coronavírus adotadas no município. " Os idosos estão no grupo de risco do vírus, por isso achamos mais prudente levar a vacina até eles", esclarece.
No município de Vila Velha, o atendimento será das 8h às 16h. Para as vacinações, não serão disponibilizadas unidades de saúde e apenas pontos alternativos atenderão a população. Serão escolas, tendas em praças públicas, quadra esportivas e centros comunitários, além do Santuário de Vila Velha, o Ginásio Tartarugão e o Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas).
A primeira fase é destinada a idosos e profissionais da saúde, do dia 23 até o dia 15 de abril. Já a segunda etapa, que tem como alvo professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, acontece a partir do dia 16 de abril. Já a terceira etapa abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, além de apenados, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.
A Prefeitura de Vila Velha orienta que pessoas com sintomas respiratórios não compareçam aos locais de vacinação e garante que pacientes nesta condição serão imunizados contra a gripe influenza após a melhora do quadro de saúde. Além disso, informa que familiares de pessoas idosas acamadas deverão agendar a visita de vacinadores municipais pelo email [email protected].
Saiba onde vacinar no município:
Na Serra, a campanha de vacinação também tem início nesta segunda-feira (23) e acontece por etapas até o dia 22 de maio. A Prefeitura informou que serão 41 pontos de vacinação no município, entre unidades de saúde, escolas, centro de vivência, dentre outros. O órgão visa evitar a aglomeração de pessoas e a estimativa é de que 130.894 pessoas sejam vacinadas.
O processo será feito em três etapas; na primeira, o público é restrito para idosos e trabalhadores de saúde. Já na segunda etapa, que tem início no dia 16 de abril, serão vacinados os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e profissionais das forças de segurança e salvamento. A partir da última etapa, que começa no dia 9 de maio, será destinado para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.
Nas Unidades Regionais de Saúde, o atendimento acontece das 8h30 às 16h. Nas demais, a vacinação será de acordo com o horário da sala de vacina de cada uma.
Nos territórios de Jardim Tropical, José de Anchieta, Novo Horizonte, São Marcos, Serra-Sede e Vista da Serra a campanha acontecerá somente nos pontos extras. A Unidade Regional de Jacaraípe terá um ponto extra como apoio, mas a vacinação contra influenza também acontece dentro da unidade.
Saiba onde vacinar no município:
Em Linhares, no Norte do Estado, a campanha será realizada em 23 escolas da rede municipal de ensino como medida para evitar a circulação de idosos, crianças e pacientes crônicos nas unidades de básicas de saúde.
O primeiro grupo a receber vacina são os idosos, a partir de 60 anos. A segunda fase inicia a partir do dia 16 de abril, também nas escolas municipais, tendo como público-alvo as pessoas com doenças crônicas.
A partir do dia 9 de maio se inicia a terceira e última fase, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário.
Saiba onde vacinar:
No município de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, a estratégia adotada para evitar aglomerações foi criar uma espécie de drive thru para vacinar os idosos, nesta primeira etapa da campanha de imunização. Haverá pontos específicos para que as pessoas com mais de 60 anos passem e recebam a dose da vacina de dentro do carro.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta