Publicado em 29 de janeiro de 2020 às 02:02
"Confesso que não esperava por isso. Fiz o Enem só por fazer mesmo e não sabia nada de humanas e biológicas!", brinca o aprovado em primeiro lugar geral da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Jaime Guilherme Breda, de 19 anos. E logo em seguida complementa gargalhando: "Não faz muita diferença porque vou ficar no IME mesmo! "
A conversa por telefone com ele foi tarde da noite, porque antes das 22 horas e depois das 6 horas ele não pode usar o celular. Está aquartelado, no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro. Lá vai começar a realizar o sonho de ser um engenheiro militar. Jaime Guilherme foi aprovado na seleção e entrou no início do ano. Por enquanto, passa por um período de internato, fazendo atividades militares durante o dia, "levando bronca de tenente" (como brinca ele) e só pode sair nos finais de semana. Em fevereiro, ele começa como aluno.
Jaime Guilherme Breda
19 anosMas para chegar lá, a preparação foi suada: mais de 14 horas de estudos diários. Jaime Guilherme cursava o técnico em Mecânica no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e à noite fazia um curso preparatório específico no Centro de Ensino Madan.
Jaime Guilherme Breda
19 anosAlém da aprovação no IME, seu objetivo principal, ele também foi aprovado na Escola Naval, em 6º lugar, e na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).
Quando saiu a nota do Enem, Jaime viu que poderia conseguir uma classificação alta na Ufes, mas não esperava ser o primeiro. "Não sabia nada de humanas e biológicas. O que salvou foi redação e matemática", afirma.
A dica dele para ter um bom resultado é ter dedicação e persistência.
Jaime Guilherme Breda
19 anosOs pais de Jaime Guilherme ficaram emocionados e orgulhosos ao saber que o filho foi o primeiro lugar na Ufes. "Hoje estou acesa, não vou conseguir dormir", afirma Eliane do Nascimento Loureiro Breda, mãe do jovem.
"Estamos muito felizes, a gente nem esperava. Ele queria mesmo a faculdade militar, e conseguiu, graças a Deus. Ele é muito dedicado, focado. Ele brinca, vai ao cinema, vai à praia, mas desde pequeno é concentrado nos estudos. Passou no Ifes, foi bem lá, ganhou medalhas, certificados, sempre foi muito bem nos estudos. Ele é nosso orgulho", conta.
Eliane do Nascimento Loureiro Breda
Mãe de Jaime GuilhermeNotou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta