> >
'Não sabia nada de humanas', brinca aprovado em 1º lugar geral na Ufes

"Não sabia nada de humanas", brinca aprovado em 1º lugar geral na Ufes

Mesmo aprovado em primeiro lugar geral, ele não vai cursar a Ufes. Foi aprovado no Instituto Militar de Engenharia (IME) e vai realizar seu sonho de ser engenheiro militar

Publicado em 29 de janeiro de 2020 às 02:02

Jaime Guilherme Breda foi aprovado no IME e passou em primeiro lugar geral na Ufes Crédito: Arquivo Pessoal

"Confesso que não esperava por isso. Fiz o Enem só por fazer mesmo e não sabia nada de humanas e biológicas!", brinca o aprovado em primeiro lugar geral da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Jaime Guilherme Breda, de 19 anos. E logo em seguida complementa gargalhando: "Não faz muita diferença porque vou ficar no IME mesmo! "

A conversa por telefone com ele foi tarde da noite, porque antes das 22 horas e depois das 6 horas ele não pode usar o celular. Está aquartelado, no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro. Lá vai começar a realizar o sonho de ser um engenheiro militar. Jaime Guilherme foi aprovado na seleção e entrou no início do ano. Por enquanto, passa por um período de internato, fazendo atividades militares durante o dia, "levando bronca de tenente" (como brinca ele) e só pode sair nos finais de semana. Em fevereiro, ele começa como aluno.

"Decidi pela carreira militar por me proporcionar a oportunidade de trabalhar com pesquisas na área acadêmica, estudando engenharia. Por isso vim para cá (IME). Quero ser engenheiro militar"

Jaime Guilherme Breda

19 anos

Mas para chegar lá, a preparação foi suada: mais de 14 horas de estudos diários. Jaime Guilherme cursava o técnico em Mecânica no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e à noite fazia um curso preparatório específico no Centro de Ensino Madan.

"Terminando o Ifes, decidi focar 100% do meu tempo para as seleções do IME ou ITA. Estudava das 8h até as 22h. Depois descansava vendo TV e ia dormir pela meia-noite. Fim de semana eu não me esforçava muito"

Jaime Guilherme Breda

19 anos
Jaime Guilherme Breda foi aprovado no IME e passou em primeiro lugar geral na Ufes Crédito: Arquivo Pessoal

Além da aprovação no IME, seu objetivo principal, ele também foi aprovado na Escola Naval, em 6º lugar, e na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

Quando saiu a nota do Enem, Jaime viu que poderia conseguir uma classificação alta na Ufes, mas não esperava ser o primeiro.  "Não sabia nada de humanas e biológicas. O que salvou foi redação e matemática", afirma.

Notas de Jaime Guilherme Breda no Enem Crédito: Reprodução

A dica dele para ter um bom resultado é ter dedicação e persistência.

"Quem quer muito passar deve correr atrás do que gosta porque sempre é possível conseguir. Se você se esforçar e se dedicar, por maiores que sejam os obstáculos, e não desistir, mesmo não conseguindo de primeira, uma hora o resultado vem"

Jaime Guilherme Breda

19 anos

PAIS ORGULHOSOS

Os pais de Jaime Guilherme ficaram emocionados e orgulhosos ao saber que o filho foi o primeiro lugar na Ufes. "Hoje estou acesa, não vou conseguir dormir", afirma  Eliane do Nascimento Loureiro Breda, mãe do jovem.

"Estamos muito felizes, a gente nem esperava. Ele queria mesmo a faculdade militar, e conseguiu, graças a Deus. Ele é muito dedicado, focado. Ele brinca, vai ao cinema, vai à praia, mas desde pequeno é concentrado nos estudos. Passou no Ifes, foi bem lá, ganhou medalhas, certificados, sempre foi muito bem nos estudos. Ele é nosso orgulho", conta.

"Espero que todas as mães sintam isso que estou sentindo hoje. É muito bom ver um filho realizado. Podem acontecer mil coisas boas com a gente, mas se uma coisa boa acontece com um filho, a gente sente como se tivesse feito algo certo na vida. Que Deus continue abençoando ele, porque é só o começo. O céu é o limite"

Eliane do Nascimento Loureiro Breda

Mãe de Jaime Guilherme

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais