As baleias Jubarte que sempre dão o 'ar da graça' no mar do Espírito Santo deram um show durante a manhã do último domingo (9), em Vitória. Duas delas deram um espetáculo em alto-mar: os mamíferos realizaram um salto duplo que é quando duas baleias pulam juntas, uma ao lado da outra.
Ao Gazeta Online, o coordenador do projeto "Amigos da Jubarte", Thiago Ferrari, contou que o grupo, com 33 pessoas, saiu aproximadamente às 7 horas, do Píer do Pescadores, em Vitória. Após quase duas horas de navegação, eles encontraram as primeiras jubartes. "Elas estavam fazendo comportamento de batida de nadadeira peitoral, batida de nadadeira caudal. Eram três jubartes que a gente conseguiu observar de perto", contou.
VÍDEO
Após observar os animais, o grupo deu continuidade à navegação, em busca de mais baleias, quando foi surpreendido por duas jubartes, que 'brincavam' em alto mar. "A gente se deparou com essas duas baleias, fazendo uma série de saltos, em sequência. Pra nossa surpresa, assim como uma cereja no bolo, pra fechar com chave de ouro, a gente foi contemplado com uma cena rara, porque isso não é comum de acontecer, e muito menos comum ainda de ser registrada", contou.
O coordenador ainda explicou que, entre os meses de junho até novembro, é a temporada de reprodução de baleias em mares capixabas. "O auge da concentração das baleias aqui, lembrando que são 20 mil baleias que migram para cá todos os anos pra se reproduzir, são nos meses de agosto e setembro. É quando quase todo o grupo já está aqui se reproduzindo".
A EXPEDIÇÃO
A expedição faz parte da terceira edição do 'Ciclo de Capacitação Amigos da Jubarte', que teve início na quinta-feira (6), onde os participantes participaram de palestras. No domingo, o grupo com 33 pessoas saiu do Pier dos Pescadores, em Vitória, com o objetivo de observar os animais.
Ao total, foram avistadas oito baleias, sendo quatro observadas de perto com a aproximação da embarcação, além de uma tartaruga-oliva. Foi possível ver também várias espécies de aves, como o trinta-réis, albatroz, tesourão, átoba-pardo e bobo-grande.
FOTOS
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta