O padroeiro da cidade de Vitória é um dos santos mais conhecidos da Igreja Católica e, nesta quinta-feira, 13 de junho, comemora-se o dia dele. Ao falar de Santo Antônio, logo vem à mente a fama de casamenteiro. Mas como surgiu essa história?
>Fotojornalismo: Auto da Paixão de Cristo emociona em Santo Antônio
Em uma pesquisa no site da Basílica de Santo Antônio, encontramos a resposta. Muitos fiéis recorrem a Santo Antônio quando querem encontrar um marido ou uma esposa. Segundo consta, o título de santo casamenteiro se deve a um episódio, no qual uma jovem pobre teria pedido a bênção do então Frei Antônio porque não conseguia realizar o casamento por causa da baixa condição financeira de sua família.
>Veja curiosidades sobre o Convento da Penha
A tal jovem não teria dinheiro para pagar o dote, as vestimentas e o enxoval. O frei abençoou a moça e pediu que confiasse. Passados alguns dias, a mulher recebeu tudo o que precisava e conseguiu se casar. Daí surgiu a fama, que não é a única.
OBJETOS PERDIDOS
Além disso, o santo é invocado para encontrar objetos perdidos, talvez porque certo dia um noviço fugiu do convento com um saltério (livro dos Salmos) que ele usava. Santo Antônio orou para recuperar o seu livro e o noviço se viu diante de uma aparição terrível e ameaçadora que o obrigou a regressar e devolver o que roubou.
MENINOS JESUS
Diz-se também que em uma ocasião, enquanto orava, apareceu-lhe o menino Jesus e o santo segurou-o em seus braços e, por esta razão, até hoje, é representado sustentando o menino Deus.
PATRONO
Santo Antônio é patrono das mulheres estéreis, dos pobres, dos viajantes, dos pedreiros, dos padeiros, entre outros. Devido à sua caridade com os pobres, com frequência se representa Santo Antônio oferecendo pão a indigentes.
Santo Antônio também é considerado um dos doutores da Igreja, sendo chamado de Doutor do Evangelho, pela riqueza da sua pregação.
BAIRRO SANTO ANTÔNIO
O bairro mais antigo da Capital, de acordo com informações da Prefeitura de Vitória, leva o nome do santo. Descoberto pelos portugueses em 13 de junho, o local foi batizado com o nome do santo deste dia: ilha de Santo Antônio.
Para fazer jus à tradição, todo ano, no mês de junho, a comunidade celebra o padroeiro que dá nome ao bairro. Nesta quinta, dia do santo, tem uma programação especial. Confira.
DIA DE SANTO ANTÔNIO
- Missa no Santuário-Basílica às 10h00
Celebrante: Padre Moacir Marconcini Mozer, MC (Milliciano de Cristo)
- Missa no Santuário-Basílica às 15h00
Missa para enfermos e idosos com Unção dos enfermos
Celebrante: Padre Anderson Teixeira (Diocesano) e Sacerdotes participantes
- Conclusão da Trezena na Igreja Matriz às 18h30m
- Missa no Santuário-Basílica às 19h00
Procissão com Santo Antônio da Igreja Matriz ao Santuário-Basílica e Missa Solene
Tema: Santo Antônio: Exemplar confessor da fé em tempos de ética e moral despropositais à cultura e aos religiosos e sadios costumes.
Celebrante: Dom Frei Dario Campos, OFM (Franciscano) Arcebispo Metropolitano de Vitória do Espírito Santo.
Fonte: site da Basílica de Santo Antônio e Prefeitura de Vitória
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta