Após confirmação pela Marinha do Brasil de que as amostras de óleo coletadas na Serra são equivalentes ao material encontrado no Nordeste brasileiro, a Secretaria de Meio Ambiente do município afirmou, na tarde desta terça-feira (19), que não haverá restrição para uso das praias até o momento. De acordo com o órgão, o litoral tem sido monitorado diariamente e nos últimos três dias não foram encontrados novos fragmentos do material.
É importante mencionar que esse resultado da análise feita pela Marinha é referente a uma amostra de sexta-feira. Desde então não houve novos fragmentos. Então a orientação da coordenação geral da operação é de que não há restrição para uso das praias. O que vem sendo feito são ações de monitoramento diárias, pelos guarda-vidas, Defesa Civil, fiscalização ambiental e vigilância em saúde. Caso seja constatado fragmento, haverá atuação na limpeza, informou a Secretaria.
Caso alguém encontre novos vestígios de óleo, a recomendação do município é de que a pessoa entre em contato com a prefeitura para que sejam tomadas as medidas necessárias, permitindo que a substância seja encaminhada para análise. O município está atento desde que foi anunciada a possibilidade do óleo no Estado, estamos seguindo todas as orientações, esclareceu.
Cerca de 400 gramas de fragmentos de óleo foram recolhidos na manhã de quinta-feira (14) da praia de Jacaraípe, na Serra.
A respeito dos testes de balneabilidade, o município da Serra afirmou que estes são feitos semanalmente, independentemente da presença de óleo no litoral. Desse modo, os novos resultados sobre a possibilidade de uso do mar para banho serão divulgados na sexta-feira (22), quando sai o próximo boletim de balneabilidade.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta