"Pode sair do meu carro! Não carrego gente gorda!". Foram com essas palavras que a publicitária Nathielle Hernandez, de 31 anos, afirma ter sido expulsa de um carro da Uber, durante uma corrida, em Vila Velha. Ela conta que na última terça-feira (26) estava com o marido, o filho e o pai quando passou por momentos de humilhação e preconceito. Procurada, Uber afirma que desativou motorista do aplicativo.
De acordo com Nathielle, era por volta das 17 horas da última terça (26) quando o marido pediu um Uber para ir do Centro de Vila Velha para a Praia da Costa. Assim que o carro chegou, um Prisma prata, o pai dela, de 64 anos, abriu a porta da frente para sentar com o neto, de 2 anos.
Mesmo sendo militante do feminismo e assumidamente feliz como uma mulher gorda, Nathielle contou que a situação a deixou sem reação. Ela disse que o pai rebateu o motorista para defendê-la. Mas ele continuava afirmando que o pai, o marido e o filho dela poderiam entrar no carro, mas a publicitária não. Houve uma discussão e, após a expulsão, a família saiu do veículo. Já o motorista foi embora já com a corrida iniciada.
A vítima conta que chegou a sair de casa com o marido para registrar um boletim de ocorrência. Mas no caminho o casal desistiu por medo de que o motorista fizesse algo contra eles.
"Decidi postar a história nas redes sociais porque sou completamente contra a gordofobia. Por defender os direitos das mulheres e de que elas não se calem, decidi expor a revolta e o constrangimento que passei. Porque além de me atingir como mulher gorda, ele atingiu minha família, sendo extremamente grosseiro e violento. Me sinto péssima em saber que, infelizmente, estamos em uma evolução tecnológica, em pleno 2019, mas casos de preconceito ainda existem. Com certeza além de gordofóbico, ele deve ser machista, racista, homofóbico... E não entende que somos livres para sermos quem quisermos ser, tendo os mesmos direitos", concluiu.
A Uber foi procurada pela reportagem e informou, por nota, que desativou o motorista da plataforma. A empresa afirmou, ainda, que leva esse tipo denúncia muito a sério e lamentou que essa situação tenha ocorrido envolvendo um motorista do aplicativo.
"A empresa tem uma política de tolerância zero a qualquer forma de discriminação em viagens pelo aplicativo. Assim que soubemos do incidente, tomamos as medidas necessárias para a desativação do motorista citado. A Uber reafirma o seu compromisso de promover o respeito, igualdade e inclusão para todas as pessoas que utilizam o nosso app. A empresa está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, nos termos da lei".
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