> >
Verão sem tretas: o que pode e o que não pode em praias da Grande Vitória

Verão sem tretas: o que pode e o que não pode em praias da Grande Vitória

As prefeituras estabeleceram algumas regrinhas para tentar  manter a harmonia entre os banhistas

Publicado em 26 de dezembro de 2019 às 22:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
 A esteticista Marta de Oliveira se queixou da prática de altinha na praia da Ilha do Boi, em Vitória. (Carlos Alberto Silva)

Todo verão é a mesma coisa: praia lotada, criança correndo,  som, cachorrinho, areia para tudo quanto é lado.  Mas, embora seja um espaço público, nem tudo é livre e, até na praia, há regras que devem ser respeitadas. 

Aproveitando para curtir o dia de sol na Ilha do Boi, em Vitória, a esteticista Marta de Oliveira, 43 anos, disse que se sentiu incomodada com a altinha (jogo em que os participantes passam a bola de um para o outro, sem deixá-la cair no chão). " Tem muita gente na praia, inclusive crianças, que podem ser atingidas pela bola. Além disso, o grupinho ocupa muito espaço", descreve Marta, que é carioca e está visitando o Espírito Santo  desde o Natal.

Em Vitória, a brincadeira não é proibida pela prefeitura, apesar do tema altinha ainda causar polêmica entre jogadores e demais frequentadores da praia.  Tanto que um projeto de lei foi apresentado na Câmara Municipal a fim de limitar o espaço para a prática esportiva

Tanto na Capital,  quanto na Serra e em Vila Velha,  o churrasco na praia já é proibido.  E há regras para passear com animais de estimação, que podem circular no calçadão apenas se tiverem usando coleira, identificação e, se for de grande porte, também a focinheira.

Em Guarapari, um dos principais destinos turísticos no Estado durante o verão,  existem normas já vigentes, mas a prefeitura prometeu divulgar um decreto com novas regras até o dia 23 de dezembro. Porém, nesta quinta-feira (26), a assessoria respondeu que o decreto só deve ser publicado na próxima semana. 

Acompanhe a seguir as principais regrinhas das praias da Grande Vitória. Mas a turista Marta de Oliveira já dá uma dica preciosa: "O que mais vale é o bom senso. A praia limpinha, todo mundo aproveitando e respeitando os demais frequentadores", ressalta.

SERRA

Praia de Manguinhos, na Serra: regras valem para toda a orla do município. (Ricardo Medeiros)

VILA VELHA

Praia da Sereia, em Vila Velha, fica lotada nesta temporada. (Ricardo Medeiros)

VITÓRIA

Na Curva da Jurema, em Vitória, banhistas já têm pequena faixa de areia por conta da erosão. (Bernardo Coutinho)

GUARAPARI

Em Guarapari, a Praia das Castanheiras é bastante procurada pelos turistas. (Secundo Rezende/Drone)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais