Quem está acostumado a praticar frescobol ou altinha jogo consiste em jogar a bola de futebol para a colega com os pés e sem deixar ela cair nas praias de Vitória, agora terá que se adequar a uma nova regra. A Prefeitura de Vitória publicou no Diário Oficial da Capital, nesta terça-feira (10), a Lei nº 9.623, que proíbe, aos fins de semana de períodos de férias, a prática dessas modalidades esportivas e também o uso de caixas de som. A nova lei já está em vigor e a proibição vale para três meses do ano: dezembro, janeiro e julho.
Foram escolhidos para a proibição os meses que correspondem ao período de férias escolares, que é quando as praias costumam ficar mais cheias. Ainda assim, a nova lei só vale para praias com menos de 200 metros de extensão. As praias da Ilha do Boi, Ilha do Frade e Enseada do Suá estão incluídas na nova regra.
Achou a lei absurda? Calma. Apesar da proibição, a nova legislação tem uma exceção para quem quiser jogar frescobol ou altinha durante os fins de semana de dezembro, janeiro e julho: a prática dessas modalidades está liberada desde que "o Município identifique e separe as áreas específicas para realização das mesmas". Confira o texto da Lei nº 9.623:
Autor da lei, o vereador Max da Mata, afirmou para A Gazeta, em dezembro, antes de o projeto ser aprovado, que o objetivo não é punir, mas conscientizar os praticantes de altinha e frescobol.
"Não existe um cunho de proibir a atividade, tanto que não estão previstas punições para quem não respeitar o espaço. Queremos conscientizar os praticantes da altinha para evitar confusões nas praias de uma bola cair nos banhistas, por exemplo. As pessoas querem ir para a praia curtir o dia, relaxar. Elas não podem ficar levando boladas", defendeu na ocasião.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta