Moradores de Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Espírito Santo, ficaram assustados com o rio no centro da cidade. As águas do Rio São Luís ficaram roxas na manhã desta quarta-feira (8). A equipe de fiscalização da prefeitura da cidade informou que o problema partiu de uma oficina mecânica.
O proprietário, ao lavar um tambor que originalmente armazenava corante para tingimento de papel, descartou essa água com o resto da substância na drenagem do estabelecimento e esse líquido alcançou o Rio São Luis, que é afluente do Rio Santa Maria da Vitória. A prefeitura coletou água do rio e encaminhou para um laboratório que fará a análise química.
O fotógrafo Edilson Peixoto é um dos moradores que fizeram imagens da situação do rio. "Estava passando pela ponte que passa em cima do Rio São Luiz e fiquei surpreso quando vi a cor. Está assim em toda a cidade", contou Edilson, que disse, no entanto, não ter sentido nenhum odor diferente na água.
A Prefeitura de Santa Maria de Jetibá disse que o abastecimento no município não será interrompido porque a captação de água pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) é realizada numa região acima do local atingido. De acordo com a prefeitura, o proprietário da oficina mecânica prestou esclarecimentos voluntariamente.
A prefeitura informou que ele será notificado e multado porque o tambor que ele iria reutilizar não poderia ser reaproveitado. A empresa que doou o tambor para o proprietário também será responsabilizada, de acordo com a prefeitura, que ainda não revelou o valor das multas.
A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) foi procurada para informar se o abastecimento de água na região Serrana e na Grande Vitória será afetado. Em nota, a Cesan disse que monitora continuamente todos os locais onde capta água para abastecer os municípios e que nenhuma alteração foi detectada nos pontos de captação da empresa no Rio Santa Maria da Vitória.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta