Os capixabas que esperam receber o auxílio emergencial anunciado pelo governo federal enfrentaram filas enormes ao longo desta terça-feira em frente a bancos em cidades do Norte do Espírito Santo. Além da espera, a aglomeração de pessoas ajuda a aumentar as possibilidades de contaminação pelo novo coronavírus.
Em Linhares, cidade com confirmação de transmissão comunitária da Covid-19, a fila dava volta no quarteirão. Um exemplo de aglomeração que não estava respeitando as orientações de distanciamento, que é de pelo menos dois metros.
Eu tento me distanciar, mas o pessoal sempre aglomera. Até tento ficar de lado na fila, mas não tem jeito, eles não respeitam esse espaço de dois metros entre as pessoas, conta o produtor rural Antônio Leal.
A Lucineide de Jesus, que é cuidadora, disse que tem problemas de saúde, mas que precisava ir até uma agência. Eu tenho diabetes, então é complicado, mas tenho que vir, não tem jeito, argumenta.
Para tentar evitar as aglomerações, a Guarda Civil Municipal de Linhares tem ficado na frente dos bancos, orientando a população sobre os riscos do novo coronavírus. Até um alto-falante está sendo utilizado para reforçar o pedido.
Em São Mateus, a situação não era diferente. Segundo uma moradora, ao longo do dia, uma fila gigantesca foi vista em frente a uma agência da Caixa Econômica Federal. A cidade já registrou 5 casos confirmados da doença, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Em Aracruz, a calçada em frente ao banco estava lotada. A Polícia Militar foi acionada, mas a aglomeração de pessoas continuou, segundo os moradores.
O motivo de tantas pessoas buscarem as agências bancárias é o pagamento do auxílio emergencial oferecido pelo governo federal enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. Nesta terça-feira (14), começaram os pagamentos para os cidadãos que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), mas não possuem conta em banco ou não recebem Bolsa Família.
No entanto, as pessoas que vão receber o benefício, mas não possuem conta bancária em nenhuma instituição vão receber por meio de uma conta digital criada exclusivamente para recebimento do auxílio.
Com informações de Ariele Rui, da TV Gazeta Norte
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta