A Prefeitura de Governador Lindenberg, no Noroeste do Espírito Santo, teve o sistema de informática invadido por hackers. De acordo com o prefeito Geraldo Loss, dados públicos foram bloqueados e alguns serviços municipais foram afetados. O ataque aconteceu no início deste mês, mas a informação foi divulgada somente nesta semana.
O setor de informática da Prefeitura de Governador Lindenberg informou que servidores públicos que chegaram para trabalhar no dia 2 de janeiro encontraram os programas do sistema com acesso negado e uma mensagem na tela do computador com um e-mail para que fosse feito contato com os criminosos para recuperação dos dados. No entanto, o município não chegou procurar os hackers.
De acordo com a prefeitura, serviços contábeis, financeiros, tributários e de emissão de certidões foram afetados pelo ataque, mas nenhum valor foi retirado das contas do município. Ainda segundo a administração municipal, os serviços estão sendo retomados utilizando dados de segurança que estavam salvos.
O setor de informática da prefeitura informou que não sabe como o sistema foi hackeado, pois os computadores e o servidor do município têm antivírus instalados e contam com sistemas de proteção de dados.
A Polícia Civil informou que o caso segue sob investigação e outras informações não serão repassadas para que a apuração dos fatos seja preservada.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta